domingo, 30 de janeiro de 2011

VILA BOMFIM SAGROU-SE CAMPEÃ COM GOLEADA EM CIMA DA EQUIPE DA CIDADE ITAMBÉ.


A partida final do campeonato contou com a presença ilustre do jogador AMARAL que jogou de zagueiro na seleção brasileira nas copas 74 e 78 em clubes pelo BRASIL jogou no SANTOS, CORINTHIANS e no GUARANI.





Com apoio da prefeitura municipal de BOM SUCESSO do prefeito EDILSON VANZELA, através da secretaria de esportes que tem como secretário RAIMUNDO SEVERIANO DE ALMEIDA JUNIOR, o (RAIMUNDINHO) deu todo suporte para que realizasse primeiro campeonato regional de amadores em BOM SUCESSO.Foram comprados trofèis e medalhas e também duas bolas novas.Neste primeiro campeonato entre os titulares a VILA BOMFIM acabou por goleada a equipe de ITAMBÉ por 6a 2 os gols foram marcados pelos jogadores DAN e BRUNO que marcou duas vezes com estes dois gols o nesta na soma aos demais gols dele, ele se tornou o artilheiro da competição , O jogador TATINHA e o jogador HENRIQUE marcaram um gol cada.Formação da equipe da vila BOMFIM, 1-LUCÃO 2- EDCARLOS 3- KURISCO, 15-MARCELINHO, 06-LINGUIÇA, 05-BOQUINHA 08-HAMILTON depois LUIS CARLOS, 10-DAN, 11-TATINHA 07-HENRIQUE,09-BRUNO. TCNICO: NILSINHO.








A equipe do KM20 foi derrotado em 3 a 2 para a equipe de ITAMBÉ e acabou por ficar como vice-campeão do primeiro campeonato de amadores de BOM SUCESSO.O jogador fez os dois gols para o K2020 e com estas soma acabou por ser artilheiro competição nos aspirantes.A formação do KM20, 01-JOILSON, 02-EMERSON, 03-JOSÉ APARECIDO, 05-ODAIR, 07-ELIVELTON 08-ADRIANO, 10-EMERSON ALVES 11-MARCIO, 13-GERSON depois 09 MARQUINHOS, 17-CECE. TECNICO: CECE























quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

RUAS DA VILA BOMFIM SÃO ASFALTADAS EM BOM SUCESSO

Com recurso federais e sob o comando do prefeito EDILSON VANZELA, durante toda essa semana os trabalhos estão intenso conta da pavimentação asfáltica na Vila BOMFIM em BOM SUCESSO,já foi concluída Av.JOSÉ FRAUSINO concluida em seu o trecho final que até a rua BOMFIM também será asfaltada e será deve o concluída o asfaltamento da rua Presidente Castelo Branco.Este asfaltamento foi por conta das ruas que não tinham boas condições, as galerias pluviais, que foram construidas,com objetivo de acabar com a enxurrada que acabava por invadir os quintais das residências da Av. JOSÉ FRAUZINO as ruas Presidente Castelo Branco e a Bomfim.







quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeitos terão participação direta na definição dos projetos regionais



A participação estreita das prefeituras na concepção de projetos de desenvolvimento regional faz parte das prioridades da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e do Serviço Social Autônomo Paranacidade. “Queremos incentivar o trabalho das associações de municípios, para que tenham participação mais direta dentro da Sedu, inclusive na elaboração de projetos que atendam não só um município, mas sim uma região inteira”, afirmou o secretário Cezar Silvestri.

Depois de um período de reconhecimento, adaptação e planejamento, Silvestri afirmou que dará início a um trabalho de fortalecimento das relações da Sedu/Paranacidade com os 399 municípios do Estado e também com as 18 associações municipais. “Outra proposta é a formação de consórcios municipais para que possamos pensar no desenvolvimento urbano e em uma política de integração regional que levará em consideração também trabalhos realizados em cima dos planos diretores de cada cidade”, complementou.

De acordo com Silvestri, novos programas e linhas de financiamentos devem ser criados com o objetivo de inovar a política de desenvolvimento urbano do Estado. “Nossa intenção é inovar. Pretendemos criar projetos e instituir uma comissão para oferecer alternativas que visem, efetivamente, o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios”, informou.

Segundo o secretário, toda a equipe técnica da Sedu/Paranacidade já esta trabalhando na elaboração de novas propostas de projetos e financiamentos que serão apresentados ao governador Beto Richa. “Vamos direcionar nossas ações segundo o plano de Governo. Coloquei à disposição do governador toda a estrutura da Sedu e do Paranacidade para que possamos desenvolver projetos em parceria com outros órgãos e secretarias. Temos aqui uma equipe técnica altamente qualificada que pode atuar junto com as demais secretárias de Estado e outras esferas de governo”, concluiu.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aumentam casos de dengue entre crianças e Ministério adota manual de tratamento diferenciado



Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Com o aumento de casos de dengue entre crianças e jovens com até 15 anos, nos últimos anos, o Ministério da Saúde elaborou um manual específico para orientar os profissionais quanto ao tratamento da doença nesse público alvo.

Nas últimas epidemias, 25% das vítimas de dengue eram menores de 15 anos de idade. Desde 2003, passou-se a registrar aumento no número de casos da forma grave da doença em crianças e adolescentes.

O guia alerta os profissionais para que redobrem a atenção quanto aos sintomas da dengue em crianças. De acordo com o ministério, o diagnóstico é difícil porque os sinais podem ser semelhantes aos de outras doenças comuns nessa faixa etária. Outro alerta é para o agravamento da doença, que ocorre de maneira repentina na criança. Na maioria dos adultos, os sintomas pioram gradualmente.

O manual dispõe de um quadro com classificação de risco e a lista dos sinais alarmantes que são indicativos de uma internação imediata do paciente. O objetivo é evitar mortes e orientar os médicos para o atendimento das pessoas em estado grave.

O ministério vai distribuir 40 mil exemplares da publicação às secretarias estaduais de Saúde. O manual está disponível também no site da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), no endereço eletrônico www.saude.gov.br/svs.

domingo, 23 de janeiro de 2011

HOMEM MORRE ATACADO POR ABELHAS NA ZONA RURAL EM BOM SUCESSO.

No inicio da tarde de hoje, um homem foi picado por abelhas, na zona rural de BOM SUCESSO, precisamente em sitio na região do KM20.O SR. JAZON ANTUNES SOBRINHO e tinha idade 59 e nove anos, ele tentou fugir das abelhas mas eram muitas e o acabou o dominando antes que chegasse a uma represa ali próximo para se proteger. O filho LUÍS ANTUNES SOBRINHO por volta das 12horas quando foi procura-lo ele já estava morto. O SR.JAZON era morador na na vila rural em BOM SUCESSO.O corpo foi levado para o hospital municipal de BOM SUCESSO,onde será liberado para velório na capela mortuária de BOM SUCESSO.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Governo pode rever limites de potência e altura de antenas de rádios comunitárias


Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cézar Alvarez, se reuniu hoje de manhã (22) com representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) para discutir reivindicações do setor. Alvarez tomou conhecimento das principais questões levantadas no 7º Congresso Nacional da Abraço, que ocorreu esta semana em Brasília.

Foi a primeira vez em 14 anos que o governo federal estabeleceu um canal de diálogo com a associação e o tom foi de conciliação. “Há uma determinação expressa da presidenta Dilma Rousseff ao ministro [do Planejamento] Paulo Bernardo no sentido de trabalhar a relação com rádios comunitárias - com a Abraço em particular como uma das maiores [entidades representativas] do setor - dentro de uma qualificação da radiodifusão como um todo”, disse Alvarez.

O secretário garantiu que as rádios comunitárias terão espaço no Ministério das Comunicações, mas não definiu nada sobre a criação de uma subsecretaria para atender o setor. A proposta de criação de uma subsecretaria foi aprovada na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009.

Apesar da indefinição quanto à subsecretaria, Alvarez garantiu que os radiodifusores comunitários terão espaço na elaboração do marco regulatório da comunicação. “Ele ainda está em fase de estudo no Executivo e ainda tem muitas etapas de debate com a sociedade e com o Legislativo antes de ser implementado”.

Uma das principais reivindicações que surgiram durante a reunião é o tratamento diferenciado da potência e da altura das antenas das rádios comunitárias, atendendo a variações urbanísticas e de relevo das cidades. Segundo a Lei da Radiodifusão Comunitária, a potência das rádios é limitada em 25 watts e a antena não pode superar 30 metros de altura. A Abraço pede uma potência dez vezes maior. Alvarez admitiu que a questão pode ser discutida. “Temos que trabalhar com essa questão da diversidade social e regional do Brasil”, afirmou.

Os representantes da Abraço também cobraram medidas para que a verba de publicidade do governo também seja distribuída às rádios. O representante do ministério disse não ter uma posição sobre o assunto, mas prometeu estudá-lo.

Entre as reivindicações estão ainda a discriminalização das rádios comunitárias, o fim das ações de agentes de fiscalização e policiais nas emissoras e anistia de multas e, também, para quem foi condenado por botar no ar uma rádio sem amparo legal. “No Rio de Janeiro, é preciso deixar de tratar as rádios comunitárias em favelas como se estivessem a serviço dos traficantes”, disse o delegado fluminense Adel Moura.

O secretário executivo do ministério pediu que as denúncias sejam relatadas com documentação completa para averiguação de responsabilidades. Uma nova reunião com os radiodifusores comunitários deve acontecer em 30 dias.

FATO TRÁGICO: POLICIAL MILITAR COMETE SUICÍDIO EM CAMBIRA


Cambira Online - Foto: Divulgação

O PM Aguinaldo José Assolari, de 39 anos, colocou fim a própria vida com tiro na cabeça - Foto: Divulgação
Ato extremo ocorreu nesta sexta-feira (21) na Avenida Brasil e abalou a cidade de Cambira

Uma notícia trágica abalou a cidade de Cambira no início da tarde de hoje (21) e deixou o 10º Batalhão da Polícia Militar de luto.

O Policial Militar Aguinaldo José Assolari, 39 anos, tirou a própria vida com disparo na cabeça de pistola .40.

O fato ocorreu na residência do mesmo, na Avenida Brasil, próximo a Praça da Mangueira. O corpo do PM foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira em um quarto da casa.



Uma equipe do IML (Instituto Médico Legal) que recolheu o corpo para exame de necropsia, adiantou ainda no local do ocorrido, que Assolari teve perda de massa encefálica.

O Policial Militar estava lotado no destacamento da PM de Cambira e deixa viúva. Ele era muito conhecido no meio policial do Vale do Ivaí.

Ainda não se sabe o que teria motivado o ato extremo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Relação das Localidades Beneficiadas com a Revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o STFC

UF Região Metropolitana Nova Área Local Município Localidade
  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL BOM SUCESSO Bom Sucesso

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL BOM SUCESSO COLUMBIA

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL BOM SUCESSO VILA RURAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL CAMBIRA BELA VISTA

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL CAMBIRA Cambira

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL CAMBIRA SANTO ANTONIO

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL CAMBIRA SETE DE MAIO

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL JANDAIA DO SUL Jandaia do Sul

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL JANDAIA DO SUL SAO JOSE

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL JANDAIA DO SUL VILA RURAL PARAÍSO

  • PR RM Maringá JANDAIA DO SUL BOM SUCESSO Bom Sucesso
  • Fim da tarifa interurbana em regiões metropolitanas beneficia quase 70 milhões de pessoas



    Alex Rodrigues
    Repórter Agência Brasil

    Brasília - Em breve, os moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local.

    O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (21) a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). Segundo a agência reguladora, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios de todo o país.

    Para se adequar à nova prática, as operadoras de telefonia terão até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento que, segundo a assessoria da Anatel, ainda não tem data certa para ocorrer. Além disso, novas situações que se encaixem na definição de áreas com continuidade urbana (surgidas da fusão de duas ou mais localidades ou que constituam uma única área urbanizada) ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente, junto com as revisões quinquenais dos contratos de concessão.

    As regiões metropolitanas e Rides contempladas são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), polo Petrolina-Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN).

    Também integram a relação Cariri (CE), Fortaleza (CE), sudoeste maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Roraima capital, Roraima região central, Roraima sul, Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), norte/nordeste catarinense (SC), Lages (SC), região carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

    Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os municípios já são considerados integrantes de uma mesma área de tarifação local.

    quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

    Fundador vai substituir Eric Schmidt na presidência do Google


    Larry Page deve assumir liderança de gigante da internet em abril.
    Schmidt, que comandou empresa por dez anos, seguirá na companhia.


    Do G1, em São Paulo
    Larry Page (à esq.), co-fundador do Google, ao lado de Eric Schmidt
    Larry Page (à esq.), co-fundador do Google, ao lado
    de Eric Schmidt (Foto: AP Photo/Nati Harnik)
    Larry Page, um dos fundadores do Google, vai assumir a presidência da gigante da internet. O anúncio da saída de Eric Schmidt, que ocupou o cargo em março de 2001, foi feito durante a apresentação dos resultados trimestrais da companhia.
    Schmidt deve deixar o posto de CEO, que será ocupado por Page, em abril. Após a mudança, ele deve assumir o cargo de presidente do conselho do Google, com "foco em acordos externos, parcerias, consumidores, e relações mais amplas de negócios", como afirma o comunicado oficial emitido pela empresa na divulgação de resultados. "Internamente, ele [Schmidt] continuará a atuar como um conselheiro para Larry e Sergey [Brin, também co-fundador do Google]".
    No Twitter, Schmidt brincou ao dizer que agora o Google não precisa mais da "supervisão de um adulto" para funcionar, uma referência à juventude de Page e Brin. Quando foi contratado para presidir a empresa, em 2001, Schmidt tinha 45 anos. Page e Brin tinham 27. "Larry está pronto para liderar", afirmou Schmidt em texto publicado no blog oficial da empresa.
    Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google em 1998. A empresa nasceu como projeto na universidade de Stanford, no Vale do Silício, e atualmente ocupa um campus na cidade de Menlo Park. Brin também terá nova função na companhia. Segundo o comunicado, ele vai "dedicar sua energia a projetos estratégicos, em especial no trabalho com novos produtos".
    Resultados
    O Google anunciou ainda que teve faturamento de US$ 8,44 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2010, crescimento de 26% na comparação com o quarto trimestre de 2009.
    O lucro líquido no período foi de US$ 2,54 bilhões, 28,9% maior que o apurado nos últimos três meses de 2009, de US$ 1,97 bilhões.

    quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

    Governador Beto Richa defende segurança e

    infraestrutura como prioridades do governo

    Governador Beto Richa participa de almoço na Associação Comercial do Paraná -ACP.<br />Curitiba, 19-01-2011 - <br />Foto: Ricardo Almeida/SECS

    O governador Beto Richa ressaltou nesta quarta-feira (19), durante reunião na Associação Comercial do Paraná, que a área de segurança é prioridade número um do governo. A questão foi uma das apontadas pela diretoria da ACP, junto com infraestrutura e saneamento, como uma das mais importantes para melhorar a condição econômica e social do Paraná.



    Richa disse que para modernizar a segurança no estado, o primeiro passo já foi dado com a nomeação de uma equipe competente para cuidar desta área. “Hoje contamos com pessoas muito capazes e que estão comprometidas com a reformulação da estrutura da segurança pública. A realidade atual vai mudar. Não por um passe de mágica, mas com muito trabalho”, disse.



    O governador falou ainda sobre a necessidade urgente em melhorar a infraestrutura em portos, aeroportos, estradas e ferrovias, como etapas para o desenvolvimento do Estado, e destacou que isso deverá ser feito em parcerias com o setor privado. “Daremos grande atenção a área de logística e infraestrutura porque são fundamentais para o nosso desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Richa.



    Interlocução - Como forma de abrir espaço para ouvir a sociedade, Richa disse que o modelo das audiências públicas realizadas por ele em Curitiba serão feitas a partir de agora em cidades-pólo do Paraná. Com esta agenda ele pretende acelerar a apuração de deficiências estruturais e sociais e agilizar a implantação de programas e de resultados. “Este governo está aberto para receber sugestões da população e dos segmentos da sociedade organizada porque são os que melhor identificam as necessidades regionais e setoriais”.



    Richa declarou que no momento o Paraná está sem capacidade de investimento. “Mas vamos recuperar rapidamente esta capacidade”, afirmou. Ele também falou que em pouco mais de duas semanas o governo já recebeu solicitações de indústrias nacionais e internacionais que querem se instalar no Paraná. “A partir de agora há diálogo e boa vontade para atender quem queira participar da economia paranaense desde que isso represente crescimento para o Estado”, afirmou.



    Litoral - Richa disse também que é inadmissível que o Paraná tenha um litoral em situação tão precária tanto na estrutura de saneamento básico como na infraestrutura de comércio e de serviços.



    “Ter água limpa nas praias é o básico para atrair turistas, manter a qualidade de vida da população que mora no litoral e reduzir doenças. Não é possível pensar no litoral somente no período de férias de verão. É uma região importante do estado que terá investimentos e será valorizada”.



    O governador Beto Richa foi convidado pelo presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramón, para falar sobre políticas públicas pertinentes à infraestrutura do estado. “Há tempo esperávamos ouvir tão claramente o que o governo fará pela sociedade e pela economia. O governador foi claro e objetivo ao expor como esta administração tratará itens que consideramos fundamentais. Ele tem o nosso apoio”, disse.



    Participaram da reunião o secretário da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, o chefe da Casa Civil, Durval Amaral, vários ex-presidentes da ACP e diretores e conselheiros da entidade.

    terça-feira, 18 de janeiro de 2011

    Secretaria estadual da Educação recebe mais de 400 mil inscrições

    A Secretaria de Estado da Educação recebeu 447.013 inscrições para professores, pedagogos, merendeiras, serviços gerais e administrativo pelo Processo de Seleção Simplificado (PSS). A classificação geral estará no portal www.grhs.pr.gov.br/ a partir do meio-dia desta terça-feira (18). O candidato classificado deverá acompanhar no site www.diaadia.pr.gov.br/nre/ as datas para se apresentar no Núcleo Regional de Educação em que fez a inscrição.


    O chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria, Arnaldo Moreira de Matos, ressalta que o candidato deve estar atento às informações dos Núcleos Regionais de Educação e documentadores escolares. “É responsabilidade do candidato verificar as datas para entrega da documentação exigida no edital”.


    Ele explica que as vagas disponíveis são para professores de todas as disciplinas curriculares, pedagogos, técnicos administrativos e de serviços gerais. “Algumas áreas são mais difíceis de suprir. É o caso dos cursos profissionalizantes ou vagas em determinadas regiões do Estado”, afirma.


    De acordo com Matos, o candidato teve duas semanas para fazer a inscrição e alterar alguma informação incorreta. “O edital estabelece que não será aceito recurso proveniente de erro na inscrição”, enfatizou Arnaldo. “A informação prestada na inscrição e não comprovada na entrega de documentação, fará com que o candidato vá para o fim da fila de classificação, conforme prevê o próprio edital”, lembra.


    Para verificar a classificação acesse www.grhs.pr.gov.br/


    Para ter acesso as informações dos núcleos acesse www.diaadia.pr.gov.br/nre/


    Concurso 2007 – Nesta segunda-feira (17), 2.395 professores tomaram posse nos núcleos de educação. Em breve haverá convocação de novos candidatos do concurso 2007 para a prova de títulos

    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

    Datena é condenado em processo por ofender gays, diz jornal




    Durante uma briga, o apresentador se referiu a um travesti como "travecão butinudo"
    Foto: Band/Divulgação


    José Luis Datena. Foto: Band/Divulgação
    De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, José Luiz Datena foi condenado a uma advertência pela Secretaria da Justiça de São Paulo, no processo administrativo que a Defensoria Pública move contra ele por "discriminação homofóbica". O apresentador foi denunciado por reportagem no Brasil Urgente em que, ao narrar uma briga envolvendo travesti, ele usou expressões como "travecão butinudo do caramba".
    A defensoria pedia que ele fosse multado em até R$ 246 mil. Datena vai recorrer. À colunista, o apresentador garantiu que não houve discriminação. Disse que comentou apenas da agressão, pois o travesti teria empurrado o cinegrafista do programa, e não sobre a opção sexual da pessoa. Datena afirmou que é contra a qualquer tipo de preconceito

    Governo quer garantir emprego para 190 mil pessoas em 2011


    FONTE:AGENCIA DE NOTICIA
    A meta do Governo do Paraná para 2011 é garantir emprego com carteira assinada para 190 mil pessoas, através das Agências do Trabalhador. Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, este número previsto é 10% maior que o registrado no ano passado, quando 174 mil paranaenses foram contratados. Romanelli afirma que o mercado de trabalho no Paraná está aquecido e, para incrementar ainda mais a geração de empregos, haverá uma ampliação dos serviços disponibilizados aos trabalhadores.

    O secretário reforçou ainda sobre a importância da inserção de pessoas com deficiência. No ano passado, 3.527 trabalhadores deficientes se cadastraram nas Agências do Trabalhador e, destas, 2.142 foram contratadas. “Este número também deverá aumentar em 2011, e cabe ressaltar que não é apenas uma colocação ou preenchimento de cotas, mas a permanência no emprego, já que haverá um monitoramento das condições de trabalho enquanto estiverem empregados”, afirma.

    Agências do Trabalhador - São 252 agências distribuídas no Estado que oferecem serviços gratuitos como a intermediação entre trabalhadores e empregadores, requerimento de seguro desemprego, programas de apoio à pessoa com deficiência, cursos e palestras. “Com o apoio do governador Beto Richa será feito um estudo para aumentar a capacidade de atendimento aos trabalhadores, além da disponibilização de novos serviços”.

    No primeiro dia útil do ano estavam disponíveis nove mil vagas de emprego. A oferta cresceu para mais de 18 mil na segunda semana de janeiro. Entre os setores econômicos que mais abrem novos postos estão a indústria, o comércio, a construção civil e serviços. A atividade supermercadista e a área da alimentação são que as que, geralmente, possuem maior quantidade de ofertas disponíveis.

    sábado, 15 de janeiro de 2011

    Mantega anuncia que salário mínimo será de R$ 545 a partir de fevereiro


    Proposta anterior era de salário mínimo de R$ 540.
    Medida Provisória deverá estabelecer política nacional para o mínimo.


    Alexandro Martello
    Do G1, em Brasília
    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (14) que o governo defenderá um novo valor para o salário mínimo neste ano. Segundo ele, ao invés de R$ 540, conforme o governo vinha determinando até o momento, o Executivo defenderá uma correção do salário mínimo para R$ 545, mas a partir de fevereiro deste ano, com pagamento em março. Deste modo, os trabalhadores receberão R$ 540 em fevereiro (relativos ao mês anterior), e R$ 5 a mais no mês de março. O valor precisa ser aprovado pelo Congresso.
    "O salário mínimo vai ficar em R$ 545. Vamos fazer modificação na correção que foi feita. Projetamos uma inflação para poder fazer o decreto [que reajustou o salário mínimo para R$ 540], mas a inflação foi maior. Vamos fazer uma correção, substituindo dezembro estimado por dezembro realizado. Iria para R$ 543, mas, arredondando, vai para R$ 545", declarou ele, bricando que, assim, não haveria problemas de sacar os valores nos caixas eletrônicos. "Arredondamos [de R$ 543] para R$ 545 para dar uma colher de chá para o trabalhador"

    sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

    Papa João Paulo II será beatificado em maio, avisa Igreja Católica



    Renata Giraldi
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – O papa João Paulo II, morto em 2005, será beatificado no dia 1º de maio deste ano. O anúncio foi feito hoje (14) pelo papa Bento XVI, que aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído a seu antecessor. A data foi escolhida pela proximidade com a data da morte de João Paulo II, que foi 2 de abril. As informações foram confirmadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

    O milagre atribuído a João Paulo II refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre. A francesa sofria do Mal de Parkinson – doença que se caracteriza por tremores e instabilidade postural e tem causas variadas.

    A freira francesa faz parte da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas. Marie Simon Pierre conta que conseguiu superar a doença em 2005, mesmo depois de apresentar todos os sintomas do Mal de Parkinson. O cardeal Ângelo Amato afirmou que o decreto que trata desse milagre deverá ter repercussões em todo o mundo.

    Depois de apenas 42 dias da morte de João Paulo II, Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Em dezembro de 2009, Bento XVI assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de João Paulo II, dando o primeiro passo para a beatificação.

    João Paulo II foi o papa que ficou mais tempo no comando da Igreja Católica: foram 25 anos, de 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005. Ele foi o primeiro papa não italiano em 455 anos. Uma das suas características era a mediação política por meio da diplomacia. Conversou com líderes religiosos de diversos credos e negociou o fim de impasses. Ele veio ao Brasil quatro vezes.

    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

    a

    Segurança pública é prioridade nº 1,
    diz Richa na posse da PM e da Civil

    A segurança pública é a principal prioridade das famílias paranaenses e deste governo, que tem o compromisso de reduzir os índices de violência, de criminalidade e de combater o tráfico de drogas e de armas. A afirmação foi feita na noite desta quarta-feira (12) pelo governador Beto Richa ao participar, juntamente com o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, das solenidades de transmissão de cargo do novo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto; e do comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Teodoro Scheremeta.


    “Tivemos especial cuidado na escolha de nomes, que estão entre os nossos melhores quadros da Polícia, e com eles estamos prontos e preparados para dar as respostas que o povo desse estado aguarda por muito tempo”, afirmou o governador na Escola de Polícia Civil.


    Richa disse que tem certeza de que com a integração das polícias estaduais e a parceria que será feita com a Polícia Federal - instituição à qual pertence o secretário da Segurança - e também com as Guardas Municipais, o Governo do Paraná irá apresentar grandes resultados a todos os paranaenses na área de segurança.


    O secretário Reinaldo de Almeida César Sobrinho disse que a integração entre os organismos de segurança está se materializando. “Temos uma missão importantíssima no Paraná, que é de nos unirmos em torno de um projeto de segurança pública. O Paraná unido será muito mais forte e sendo mais forte será mais seguro”, destacou.


    “O currículo do delegado Michelotto, sua história, sua retidão de conduta, o êxito profissional na polícia falam por si e representam o prenúncio de um novo tempo na Polícia Civil do Paraná”, afirmou o secretário. “Vejo nesse auditório repleto o olhar sincero e a mão amiga, o desejo de ajudar e a torcida pelo êxito da sua gestão, Michelotto”.


    O secretário salientou que o novo delegado-geral poderá levar a instituição para o estágio que todos desejam: reconhecida, prestigiada, com tradição, presença na comunidade, relacionamento e integração com a vida comunitária, e com números importantes na redução dos índices de criminalidade e do combate sem tréguas ao crime organizado.


    O delegado Marcus Michelotto, que substitui o delegado Jorge Azor, foi prestigiado com a presença de mais de 500 pessoas entre policiais civis, autoridades, amigos e familiares na transmissão de cargo. Ele disse que tem convicção da capacidade dos policiais civis paranaenses. “Eles estão entre os melhores do país”


    Michelotto disse que conhece os desafios à frente, como a falta de efetivo e do excesso de presos nas delegacias. “Para superar os desafios, vamos formar uma equipe técnica e criar setores especializados na elaboração projetos, para buscar recursos, e em setores de inteligência em todas as principais cidades do estado”, explicou. O delegado disse ainda que irá regulamentar a Agência de Inteligência da Polícia Civil.


    POLÍCIA MILITAR - Na cerimônia no Quartel da Polícia Militar, o governador disse que a PM inicia um novo momento. O coronel Marcos Scheremeta, afirmou Beto Richa, tem competência para exercer o comando e o governo não vai medir esforços para garantir os investimentos necessários para que as polícias tenham melhores condições de trabalho. Com aparelhamento, equipamento, investimentos e tecnologia e inteligência - acrescentou – será possível garantir a segurança para as famílias do Paraná.


    O governador lembrou a relação especial que seu pai, o ex-governador José Richa, mantinha com os servidores em geral, mas em especial com a Polícia Militar, sempre tratada com grande respeito e consideração. Lembrou da amizade que ele mantinha e da satisfação de estar com policiais militares, seja em reuniões de trabalho, seja na valorização dos membros da corporação e nos momentos de dividir o lazer.


    RESPEITO - “Tenho boas lembranças e aqui sempre fui tratado com carinho e respeito. Dou a vocês a certeza de que neste governo o respeito será a marca principal da nossa administração”, disse Richa.


    O governador reforçou: Sei da dedicação, do empenho, da competência do coronel Scheremeta e do quanto se esforça e é estudioso, mas principalmente da liderança e da capacidade de comando que tem para conduzir a Polícia Militar do Paraná. O governo dará total e irrestrito apoio e os meios necessários para garantir a sensação de tranquilidade e segurança para todas as famílias paranaenses, reforçou Beto.


    Aos policiais presentes à cerimônia, o governador disse que sabe que conta com os melhores quadros de policiais do Brasil, pessoas que vestem com orgulho e honra a farda da Polícia Militar do Paraná.


    “Vocês contam com nosso apoio e tenham a certeza e convicção de que juntos vamos proporcionar resultados positivos em relação à redução da criminalidade e da violência no Paraná, além do grande desafio de combater com energia e competência o tráfico de drogas, que é a base de toda a criminalidade”, disse.


    Lembro ainda que no combate ao crime, destacou Richa, não é possível pensar apenas em combater os efeitos. Temos que combater as causas, que são o desemprego e as desigualdades sociais. “É preciso estarmos pronto a mostrar a que viemos. Prontos a não decepcionar tantos paranaenses que depositaram nas nossas mãos as suas legítimas e sinceras esperanças em um Paraná para toda nossa gente.


    INTEGRAÇÃO - O novo comandante da PM falou do amor e da dedicação irrestrita que tem para com a Polícia Militar e pediu a colaboração irrestrita de todos os praças e oficiais, bombeiros, para que estejam comprometidos com a linha do governo e com os ditames constitucionais e com os deveres militares.


    Marcos Scheremeta disse que irá incrementar o policiamento comunitário e trabalhará pela integração com as demais forças policiais e com a comunidade, desenvolvendo ações de combate à violência e à criminalidade. “Buscarei a modernização tecnológica para a melhoria das condições de trabalho e para obtenção de respostas aos anseios da população”.


    Relatou que jamais deixará de lado a exigência da prestação de um serviço público de segurança, de defesa social e de socorro público com a máxima eficiência e qualidade. “É o que obrigatoriamente passa pela capacitação profissional constante de todo o efetivo”, afirmou.


    No próximo dia 20, o governador Beto Richa receberá o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir um conjunto de ações integradas para combater a criminalidade nas regiões de fronteira, em especial na região de Guaíra.





    BOX





    MARCUS VINICIUS DA COSTA MICHELOTTO


    Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, é delegado concursado da Polícia Civil do Paraná desde 1994. Foi delegado titular do Centro de Operações Especiais (Cope), teve passagem pela Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas e chefiou a Divisão Estadual de Narcóticos. É secretário municipal de Defesa Social de Curitiba. Tem 42 anos.





    MARCOS TEODORO SCHEREMETA


    Bacharel em Direito, com especialização em Administração Policial e Estratégias de Segurança Pública. Foi subcomandante do 14º BPM de Foz do Iguaçu, chefe da seção de Planejamento e Operações do Comando da Capital, chefe da 3ª Seção do Estado-Maior, chefe de gabinete e assistente do comandante geral, comandante do 17º BPM de São José dos Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba. É comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar. Tem 48 anos.

    quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

    Ministro diz que só haverá redução de impostos para banda larga se o preço para o consumidor cair



    Sabrina Craide
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou hoje (12) que a desoneração de impostos para o acesso à internet banda larga só será feita se as operadoras garantirem redução nos preços do serviço. Ele disse que já conversou com o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Carlos Santana, para que uma possível redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) só seja feita se houver garantia de benefícios aos consumidores.

    “Se tirar o ICMS e as empresas não baixarem o preço, o consumidor não ganha nada, não adianta fazer desse jeito. Vamos fazer em conjunto, se tiver que tirar imposto federal, estadual, conseguir crédito, melhores condições para as empresas, nós vamos ajudar. Mas queremos que os consumidores sejam beneficiados por isso”, disse o ministro à Agência Brasil.

    Paulo Bernardo afirmou também que vai conversar com todas as operadoras de telefonia interessadas em participar do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A finalidade do PNBL é permitir o acesso à internet em alta velocidade a baixo custo para a população. “Temos uma série de coisas, novos serviços que podem ser negociados com as operadoras para que fique mais atraente para elas fazer a oferta desses serviços”. Ele já se reuniu ontem (11) com representantes de associações de provedores de internet e tem marcado para hoje à tarde um encontro com o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.

    Segundo o ministro, o governo também poderá, no futuro, estudar medidas para facilitar o acesso da população a aparelhos como smartphones (telefones celulares com funções avançadas, como acesso à internet) e tablets (computadores em forma de prancheta). “As pessoas querem estar atualizadas, principalmente a juventude, que quer ter acesso às novas tecnologias. A tendência é que esses tablets virem uma febre também no Brasil. E quanto mais barato, melhor. Significa desenvolvimento da nossa indústria, emprego, gente fazendo software pra esses equipamentos.”

    Ao mesmo tempo, o ministro considera fundamental continuar investindo na capacitação da população para lidar com essas novas tecnologias. “Se formos esperar todos ficarem craques em navegar na internet sem ter condição de navegar, não vai acontecer nunca.”

    Paulo Bernardo disse que vai cobrar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mais rapidez na solução de problemas de consumidores com operadoras de telefonia. “Estamos conversando com Anatel, com certeza vai melhorar o serviço de fiscalização, cobrança e exigência. Evidentemente, isso não vai ser resolvido da noite para o dia, mas temos condições de forçar para que a solução venha mais rápido.”


    Exportações do agronegócio devem aumentar 10% em 2011, prevê Rossi



    Danilo Macedo
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse hoje (12) que as exportações do agronegócio devem crescer pelo menos 10% este ano, superando os US$ 84 bilhões. Rossi anunciou hoje o novo recorde de embarques de produtos agropecuários ao exterior, conquistado em 2010, com vendas que totalizaram US$ 76,4 bilhões.

    “Pelo menos cresceremos 10%. Mas podemos chegar à média histórica dos últimos dez anos, de 14%”, afirmou durante coletiva à imprensa. O ministro disse que as vendas externas do setor em 2000 foram de US$ 20,7 bilhões, crescendo 270% em uma década.

    Em 2010, os complexos soja, sucroalcooleiro e carnes tiveram as maiores participações nos US$ 76,4 bilhões em vendas, com 22%, 18% e 17,8%, respectivamente. Em relação aos mercados compradores dos produtos agropecuários nacionais, a União Europeia (US$ 20,4 bilhões), China (US$ 11 bilhões), os Estados Unidos (US$ 5,4 bilhões) e a Rússia (US$ 4 bilhões) apresentaram os maiores volumes importados.

    Rossi disse que os resultados positivos nas exportações mostram a firmeza do produtor brasileiro. “Foram conquistados apesar das consequências do câmbio. E mostra que somos capazes de sair da fazenda com um produto de altíssima qualidade e enfrentar o mercado, mesmo com barreiras”.