terça-feira, 29 de novembro de 2011

Paraná tem 39 municípios com médio e alto risco de epidemia de dengue


Trinta e nove municípios do Paraná apresentam risco de ocorrência de epidemia de dengue. A informação consta do levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti no Paraná (Liraa), realizado em 59 municípios e divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde durante a 8ª reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue, realizada na segunda-feira (28) em Curitiba. O risco de epidemia é apontado como alto em quatro municípios e médio em 35 (veja lista abaixo).

O levantamento do índice de infestação predial é realizado pelos agentes de controle de endemias seguindo a metodologia do Programa Nacional de Controle da Dengue. Os agentes visitam os imóveis (de acordo com uma distribuição feita por amostragem) à procura de larvas do mosquito da dengue e atribuem o índice conforme o número de criadouros em cada grupo de cem. Por exemplo: um índice de 2% indica que a cada 100 imóveis, em dois foram encontrados criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti.

“Os maiores problemas são o acúmulo de materiais que retêm água, a falta de aterros sanitários e a separação e destino adequado dos materiais recicláveis”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz. Os representantes das regionais de saúde apontaram a necessidade de parceria entre órgãos da área do meio ambiente e Ministério Público para enfrentar a situação, que envolve aspectos ambientais e de saúde pública.

INSETICIDAS – Outro tema tratado na reunião foi o uso de inseticidas no combate ao mosquito transmissor da dengue. O agrônomo sanitarista Paulo César da Silva, do Ministério da Saúde, disse que a prática apresenta riscos. “Existem poucos princípios ativos para utilização no combate ao mosquito e eles devem ser usados com critério, porque o uso indiscriminado pode provocar resistência e resultar numa ação pouco efetiva contra a dengue”, alertou.

Com base em informações extra-oficiais sobre a distribuição de inseticida doméstico a famílias de Foz do Iguaçu, o comitê sugeriu que representantes do município sejam convidados para a próxima reunião. “Como essa estratégia não faz parte das diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde para o controle do mosquito, vamos convidá-los para apresentar o embasamento técnico de sua proposta de ação”, disse Sezifredo Paz.

O médico veterinário Eric Koblitz, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, apresentou um jogo eletrônico desenvolvido por ele que simula situações encontradas por agentes de endemias no controle do vetor da dengue. “O jogo, voltado para crianças e jovens, está em fase de testes em eventos da prefeitura e pretende estimular a população a identificar e eliminar criadouros do mosquito”, explicou Eric. Segundo ele, o jogo será disponibilizado no site da prefeitura de Curitiba e poderá ser utilizado por outros municípios que queiram usar a ferramenta.

NÚMEROS – O quarto informe técnico deste novo período da dengue (de agosto a novembro) relata 119 casos confirmados da doença no Paraná, dos quais 101 autóctones (em que a contaminação ocorreu no município) e 18 importados. A sala de situação da dengue passou a considerar o ano epidemiológico da doença que vai da 31ª semana de 2011 (agosto) à 30ª semana de 2012 (julho) porque leva em conta a curva epidêmica da doença e não o ano cronológico.

Também foi divulgada a confirmação de uma morte por dengue na cidade de Cornélio Procópio, em abril deste ano. “O caso estava em investigação e só teve o diagnóstico confirmado na semana passada”, relatou técnico Ronaldo Trevisan, do programa de combate à dengue da secretaria. Desta forma, no ano epidemiológico 2010/2011 foram confirmadas 15 mortes por dengue no Paraná. A secretaria descartou a dengue hemorrágica como causa de um caso registrado em Londrina no início de novembro, que na época teve ampla divulgação como associado à doença.



Municípios com maior risco de epidemia de dengue no Paraná, de acordo com o levantamento do índice de infestação do Aedes Aegypti (Liraa)



Alto risco (igual ou superior a 4%)

Guaíra – 5,6%

Capanema – 5,3 %

Loanda – 5,3%

Nova Londrina – 4,4%



Médio risco (entre 3,9% e 1%)

Medianeira

Iporã

Marechal Cândido Rondon

Mamborê

Rondon

Paraíso do Norte

Matelândia

São Pedro do Ivaí

Icaraíma

Nova Aurora

Tapejara

Paranavaí

Sarandi

Palotina

São João do Ivaí

Cianorte

Cidade Gaúcha

Nova Esperança

Porecatu

Goioerê

Umuarama

Assis Chateaubriand

Toledo

Quedas do Iguaçu

Sertanópolis

Santa Helena

Barracão

Missal

Florestópolis

Rolândia

Santa Terezinha do Itaipu

Altônia

Cruzeiro do Oeste

Paiçandu

Jardim Alegre

MEC corta vagas de cursos de odontologia, farmácia e enfermagem de qualidade insatisfatória


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil



Brasília – O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje (29) o corte de mais 3.968 vagas em 148 cursos de enfermagem, odontologia e farmácia que obtiveram resultado insatisfatório em avaliações da pasta. Essas graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje.

O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes. A maior redução foi na área de enfermagem: menos 2.572 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas. Em farmácia, as medidas atingem 40 graduações e reduzem 1.107 vagas.

O percentual de vagas suspensas variou de 20% a 65% da oferta original dependendo da nota alcançada pelo curso. No caso de graduações que já tinham conceito insatisfatório em 2007 e repetiram o mau desempenho em 2010 foi determinada uma redução adicional de 30%, segundo o MEC.

O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

As instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.





Edição: Lílian Beraldo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sem surpresas, Santos divulga lista de convocados para o Mundial

Técnico Muricy Ramalho mantém time que já vinha disputando o Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM
Santos, SP



Muricy definiu os seus 23 (Foto: Agência Estado)
O Santos anunciou nesta segunda-feira a lista dos 23 jogadores convocados para o Mundial de Clubes da Fifa. O técnico Muricy Ramalho não quis saber de surpresas na relação. Ele disse que até estudou levar um garoto de apenas 16 anos da categoria de base do Peixe, cujo nome não foi revelado, mas o time que buscará o tricampeonato mundial para o Peixe será basicamente o mesmo que vinha jogando no Brasileirão.
Dos 30 pré-selecionados, foram cortados Adriano - lesionado -, Crystian, Eder Lima, Leandro Silva, Possebon, Breitner e Tiago Alves.
O elenco viaja para o Japão na próxima segunda, com embarque agendado para as 19h45m (horário de Brasília), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A delegação faz escala em Frankfurt, na Alemanha, e segue viagem para Nagoya, no Japão, no dia 7 de dezembro. A estreia do Peixe na competição está programada para o dia 14, em Toyota, às 19h30m (horário local).
Confira a lista de convocados abaixo
Goleiros
1 - Rafael
12 - Aranha
23 - Vladimir
Zagueiros
13 - Bruno Aguiar
14 - Bruno Rodrigo
6 - Durval
2 - Edu Dracena
16 - Vinicius Simon
Laterais
4 - Danilo
3 - Léo
21 - Pará
Volantes
15 - Anderson Carvalho
5 - Arouca
7 - Henrique
Meias
8 - Elano
17 - Felipe Anderson
18 - Ibson
10 - Paulo Henrique Ganso
Atacantes
19 - Alan Kardec
9 - Borges
22 - Diogo
11 - Neymar
20 - Renteria

Locutor morre no ar em rádio de Iacanga, SP

O homem parou de falar pouco depois do início do programa.
Um funcionário encontrou o locutor caído na mesa.

Do G1 Bauru e Marília



Um locutor de uma rádio da cidade de Iacanga, no interior de São Paulo, teve mal súbito e morreu no ar durante um programa ao vivo da rádio, no início da manhã desta segunda-feira (28). Segundo um funcionário da emissora, Jeltro Pereira Barbosa, conhecido na cidade como “Del Porã”, narrava um programa sertanejo que começa às 5h.
Pouco depois, no início do programa, o locutor parou de falar de repente. Um funcionário, que estava ouvindo o programa de casa, foi até a rádio e encontrou o locutor caído na mesa do estúdio. Ele chamou o Samu, os enfermeiros ainda tentaram reanimar a vítima por quase uma hora, mas sem sucesso.
De acordo com os amigos e funcionários da rádio, Del Porã tinha 68 anos e tinha problemas de coração, inclusive usava três pontes de safena. O estado de saúde do locutor tinha piorado há cerca de duas semanas. O locutor será velado no Velório Municipal e em seguida sepultado no Cemitério Municipal da cidade.

Motorista de ônibus é linchado após passar mal e bater veículo em SP

Coletivo bateu em três carros e em três motos em Sapopemba.
Pessoas que estavam em baile funk espancaram condutor.

Do G1 SP




Um motorista de ônibus foi espancado até a morte em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, após perder o controle do veículo e bater em três carros e em três motos na noite deste domingo (27). Segundo a polícia, ele teve um mal súbito ao volante, o que fez com que deixasse de controlar o veículo.
Após o ônibus bater nos carros e motos, uma passageira puxou o freio de mão, o que fez com que o veículo parasse. Perto do local, ocorria um baile funk em uma praça. Pessoas que estavam no local passaram a depredar o ônibus e entraram no veículo para agredir o motorista de 59 anos, que foi espancado até a morte. Ninguém foi preso. O caso foi registrado e será investigado pelo 69º DP, em Teotônio Vilela.
Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), os motoristas da empresa de ônibus Via Sul no Parque Santa Madalena não saíram para trabalhar durante a madrugada. Às 3h30, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para as linhas 314J/10 (Pq. Santa Madalena - Metrô Liberdade) e 4222/10 (Pq. Santa Madalena – Pça. João Mendes). A expectativa da SPTrans é que os motoristas retornem aos trabalhos após o enterro do colega morto na noite deste domingo. Até as 11h desta segunda, o horário e o local do enterro ainda não haviam sido definidos.

VEJA AS FOTOS DA TERCEIRA NOITE FESTA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BOM SUCESSO

Um bom público compareceu a segunda noite de festa aniversário de BOM SUCESSO, contou com um bom show da TRANSITO LIVRE ,além deste show havia barracas com praça de alimentação,toda renda será revertida a APAE do município.
O prefeito EDILSON VANZELA e a primeira-dama LUCIENE VANZELA estiveram presente na festa.
A festa prossegue logo mais a noite com o show de encerramento da festa com a banda POERÃOVEJA AS FOTOS DA PRIMEIRA NOITE DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BOM SUCESSO. VEJA AS FOTOS DA SEGUNDA NOITE DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BOM SUCESSO.


















domingo, 27 de novembro de 2011

VEJA AS FOTOS DA SEGUNDA NOITE DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BOM SUCESSO

Um bom público compareceu a segunda noite de festa aniversário de BOM SUCESSO, contou com um bom show da dupla ÁLVARO &;DANIEL ,além deste show havia barracas com praça de alimentação,toda renda será revertida a APAE do município.
O prefeito EDILSON VANZELA e a primeira-dama LUCIENE VANZELA estiveram presente na festa.
A festa prossegue logo mais a noite com o show da banda TRANSITO LIVRE.





























sábado, 26 de novembro de 2011

VEJA AS FOTOS DA PRIMEIRA NOITE DE ANIVERSÁRIO EM BOM SUCESSO

Um bom público compareceu a primeira noite de festa aniversário de BOM SUCESSO, contou com um bom show da Banda Alma Serrana,além deste show havia barracas com praça de alimentação,toda renda será revertida a APAE do município.
O prefeito EDILSON VANZELA e a primeira-dama LUCIENE VANZELA estiveram presente na festa.
A festa prossegue logo mais a noite com o show da dupla ÁLVARO &;DANIEL.