ESTE SITE DE NOTÍCIA E TAMBÉM CULTURA QUER A SUA PARTICIPAÇÃO AJUDE-NOS INFORMAR. FALE CONOSCO PELO TEL.CELULAR (43)988315508 OU PELO EMAIL:almir.saldanha@hotmail.com
terça-feira, 31 de julho de 2012
sábado, 28 de julho de 2012
Remédios sem receita médica voltam a ser vendidos fora do balcão das farmácias

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a partir de hoje (27) a venda de medicamentos isentos de receita médica em gôndolas de farmácias e drogarias de todo o país, ficando ao alcance direto do consumidor. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com a resolução, os remédios de venda livre devem ficar em área separada da de produtos como cosméticos e dietéticos e devem ser organizados por princípio ativo para permitir a fácil identificação pelos consumidores.
O texto também exige que, na área destinada aos remédios de venda livre, sejam fixados cartazes com a seguinte orientação: “Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.”
Até então, uma resolução da Anvisa, publicada em 2009, obrigava a venda dos remédios isentos de prescrição médica atrás do balcão do farmacêutico. Por meio de nota, o órgão informou que a determinação foi amplamente questionada pelo setor e rendeu cerca de 70 processos judiciais. Nos últimos meses, 11 estados criaram leis estaduais e reverteram a proibição da venda nas gôndolas.
Um estudo, segundo a agência, demonstrou que a decisão de posicionar os remédios de venda livre atrás do balcão não contribuiu para reduzir o número de intoxicações no Brasil. O relatório apontou também uma maior concentração de mercado, que evidencia a prática da “empurroterapia” e prejuízo ao direito de escolha do consumidor.
Em abril deste ano, o tema foi submetido a uma consulta pública, que ficou aberta por um período de 30 dias. A maioria das contribuições, segundo a Anvisa, apontava para reverter a proibição. A agência reguladora promoveu também uma audiência pública sobre o assunto.
“A partir das evidências de que a resolução, no que diz respeito ao posicionamento dos medicamentos isentos de prescrição, não trouxe benefícios ao consumidor, a diretoria colegiada da Anvisa decidiu alterar a norma e permitir que os medicamentos de venda livre sejam posicionados ao alcance do consumidor nas gôndolas das farmácias e drogarias do país”, concluiu.
Edição: Carolina Pimentel
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Diário Oficial publica inclusão de remédios contra câncer de mama e hepatite C no SUS
Nacional
Saúde
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Portarias publicadas hoje (26) pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União regulamentam a incorporação do medicamento trastuzumabe, usado no combate ao câncer de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio de alto custo reduz as chances de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das pacientes. A rede pública tem 180 dias para iniciar a distribuição dos medicamentos.
De acordo com as Portarias nº 18 e nº 19, o trastuzumabe só poderá ser usado em hospitais da rede pública habilitados em oncologia e será indicado para o tratamento de câncer de mama inicial ou avançado de maneira localizada, com exigência de exame molecular para confirmação do diagnóstico.
Já a Portaria nº 20, também publicada hoje, regulamenta a incorporação no SUS dos medicamentos telaprevir e boceprevir, usados no combate à hepatite C. O ministério informou que os remédios (inibidores da enzima protease) são considerados mais modernos e eficazes e devem beneficiar cerca de 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose avançada. O prazo para a distribuição na rede pública também foi estipulado em 180 dias.
Edição: Talita Cavalcante
Qualidade da matéria-prima faz moagem de cana-de-açúcar das usinas do centro-sul cair 22%
Economia
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A quantidade de cana-de-açúcar processada na safra atual, até a primeira quinzena de julho, pelas usinas da região centro-sul do país, totalizou 170,5 milhões de toneladas. O resultado representa um recuo de 21,8% em comparação à moagem no mesmo período do ano passado (218,2 milhões de toneladas). O balanço foi divulgado hoje (25) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
De acordo com a entidade, a queda decorre da redução na disponibilidade de açúcares disponíveis em cada tonelada de cana-de-açúcar. A entidade aponta que o excesso de chuvas em maio e junho prejudicou a qualidade da matéria-prima. No acumulado da safra, até 16 de julho, o teor de açúcares na matéria-prima atingiu 121,42 quilos (kg), abaixo dos 125,69 kg obtidos no mesmo período do ano anterior.
De toda cana-de-açúcar processada até a segunda quinzena de julho, 52,7% destinaram-se à produção de etanol. Foram 6,4 bilhões de litros produzidos (26,4% a menos em comparação ao mesmo período do ano anterior), dos quais 2,1 bilhão de litros de etanol anidro (queda de 32,6% em relação ao ano passado) e 4,2 bilhões de litros de etanol hidratado (recuo de 22,8%).
Já a produção de açúcar alcançou 9,3 milhões de toneladas, contra 11,9 milhões de toneladas apuradas no ano passado, o que representa baixa de 22,2%.
O volume de cana-de-açúcar processado somente na primeira quinzena de julho somou 42,18 milhões de toneladas, crescimento de 3,94% em relação ao resultado da mesma quinzena de 2011. Foi a primeira vez, na safra atual, que uma moagem quinzenal superou a verificada no mesmo período da safra anterior.
Edição: Lana Cristina
segunda-feira, 23 de julho de 2012
FOTOS DA FESTA JULINA CEMIC EM BOM SUCESSO
CEMIC ( Centro de Educação do Menor e Integração da Criança)que tem como coordenadora Antônia Dina da Silva Almeida, realizou uma festa nos dias 6,7,8 deste mês de julho em Bom Sucesso, onde foram várias apresentações de dança de quadrilha envolvendo professores e cerca de duzentos alunos do ensino fundamental.
Fotos: Elizabeth Hernandes
Fotos: Elizabeth Hernandes
sábado, 21 de julho de 2012
Melhoria da educação do brasileiro contribui para queda da informalidade no trabalho
Economia Educação
Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A formação nem sempre é de qualidade, mas o aumento do número de anos estudados tem contribuído de forma relevante para a geração de empregos com carteira assinada. Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), revela que 60% da queda da informalidade entre 2002 e 2009 decorrem da maior escolarização do brasileiro.
Com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores dividiram a queda da informalidade em dois componentes. O efeito composição está relacionado à formação educacional. O efeito nível mede os demais fatores, como crescimento da economia, expansão do crédito e medidas de estímulo pelo governo. A predominância da educação surpreendeu os pesquisadores.
“Esse resultado nos causou perplexidade, e mostra, acima de tudo, que a educação está mudando diversos aspectos da economia do país, inclusive a estrutura do mercado de trabalho”, diz Rodrigo Moura, que fez a pesquisa com o professor Fernando Holanda Barbosa Filho. O estudo considerou como trabalhadores informais apenas os empregados sem carteira assinada. Profissionais que trabalham por conta própria, como eletricistas e encanadores, foram enquadrados como trabalhadores formalizados.
Pelo critério dos pesquisadores, a taxa de informalidade entre os trabalhadores caiu de 43,6% em 2002 para 37,4% em 2009. No mesmo período, foram criados cerca de 9 milhões de empregos com carteira assinada em todo o país. Em todas as faixas educacionais, a taxa de informalidade caiu. Esse recuo está ligado ao efeito nível porque, para um mesmo nível de escolaridade, a economia criou mais empregos formais.
O efeito composição aparece ao comparar o tempo de estudo ao total da força de trabalho. De 2002 a 2009, a parcela de trabalhadores sem o ensino médio completo caiu de 66% para 53%. Nesse caso, o mero ganho de anos de estudo impulsiona significativamente a formalização, porque a proporção de trabalhadores informais é bem maior na população de menor escolaridade.
Com ensino médio completo, o vendedor Rodrigo Castro, 21 anos, trabalha em uma banca de produtos de informática na Feira dos Importados, em Brasília. Ele acredita que o estudo foi determinante para conseguir emprego com carteira assinada. “A educação não me qualificou muito bem, mas ajudou”, diz. Antes do primeiro emprego formal, Rodrigo trabalhou por cerca de um ano e meio sem carteira assinada em uma lan house no interior da Bahia.
Para Rodrigo Moura, coautor da pesquisa da FGV, depois de elevar o tempo de estudo da população, o próximo desafio do país será a melhoria da qualidade do ensino. “O Brasil hoje tem maior proporção de trabalhadores com nível médio e superior, mas o percentual de instituições privadas de ensino superior de alta qualidade é bem baixo”, diz.
Apesar da qualidade questionável de boa parte das instituições de ensino superior, a gerente de lanchonete Fernanda dos Santos, 30 anos, não pretende desistir de estudar. Atualmente no primeiro emprego formal, ela tem o ensino médio completo, mas pretende cursar administração para conseguir um trabalho melhor e se adaptar a um mercado cada vez mais exigente. “Hoje, boa parte dos empregadores só aceita quem tem nível superior”, constata.
Edição: Fernando Fraga
quinta-feira, 19 de julho de 2012
TIM, Oi e Claro terão vendas interrompidas em vários estados a partir de segunda-feira
Cidadania Nacional
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (18) que a partir de segunda-feira (23) estará suspensa a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro. A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.
“Embora seja medida extrema, é importante para fazer uma arrumação do setor. Queremos que empresas deem atenção especial à qualidade da rede”, disse o presidente da Anatel, João Rezende. Ele também argumentou que o aumento do número de clientes deve ser acompanhada do aumento da qualidade dos serviços. As empresas que não cumprirem a decisão de suspensão das vendas deverão pagar multa de R$ 200 mil por dia.
Cada estado terá apenas uma operadora suspensa. Para a Claro, haverá suspensão em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Para a operadora Oi, a proibição vai ser nos estados do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul. Na TIM, não poderão ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins.
As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a suspensão dos serviços. Caso contrário, poderão sofrer uma ação da Anatel que, em último estágio, acarretará a suspensão dos serviços.
As empresas poderão recorrer ao Conselho Diretor da Anatel para pedir a suspensão da decisão. A Anatel deve receber as empresas a partir de amanhã (19) para tratar da questão.
Candidatos, eleitores e partidos políticos descobrem força da internet nas eleições
Marcos Chagas*
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha.
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse à Agência Brasil o diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para ele, isso será possível pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets, dispositivos portáteis de acesso a internet.
Garcia ressaltou, porém, que o eleitor não forma, necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis em grandes portais ou em ferramentas como o Twitter, quando um amigo que acompanha coloca alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”
Ele lembrou, no entanto, que, quanto menor a cidade e maior a dificuldade de acesso ao conteúdo de internet, mais pesa na formação de opinião do eleitor a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo com Garcia, nessas localidades, existem outros fortes formadores de opinião, como padres e pastores e líderes sindicais.
A busca crescente de informações na internet é constatada também em sites oficiais. Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 15 milhões de eleitores espalhados por 853 municípios, a busca por informações no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado mais que dobrou da última eleição municipal, em 2008, para cá.
Levantamento feito pelo coordenador de comunicação do TRE-MG, Rogério Tavares, mostra que, há quatro anos, 98 mil mineiros procuraram se informar sobre o pleito na página do tribunal, entre 16 de junho e 17 de julho. No mesmo período deste ano, este número pulou para 222 mil acessos individuais.
“Denúncias de propaganda irregular e informações sobre o partido político e as normas das eleições concentram o maior número de acessos”, disse Tavares. Entretanto, é grande o número de eleitores, especialmente da capital, Belo Horizonte, e de Uberlândia segunda maior cidade mineira, que buscam os dados dos candidatos, declarações de bens, por um link – porta de acesso a outra página – do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No TRE de Goiás, até agora, os conteúdos mais acessados foram os de serviços como retirada de certidões negativas criminais, filiações e inscrições do eleitor para ser mesário voluntário no dia do pleito. Segundo o coordenador da seção de Intranet e Internet do Tribunal, Rafael Didma, este ano “o pico” de entradas no siteocorreu entre janeiro e maio. Neste período, a média padrão de 70 mil buscas pulou para 140 mil por causa do recadastramento biométrico. Com 246 municípios, o estado concentra 4,2 milhões de eleitores.
No Acre, o uso da internet para fornecer dados sobre os candidatos ainda é incipiente. A três meses e meio das eleições a coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral Maria Arlete Freire de Souza, admitiu que nosite oficial estão “disponibilizadas apenas informações gerais de interesse do eleitor”.
Segundo Arlete, há dois canais disponíveis: a ouvidoria, para que o eleitor reclame de algum serviço que tenha demorado, e o de materiais informativos sobre a legislação eleitoral. Informações mais abrangentes sobre as eleições serão disponibilizadas ao eleitor somente em 24 de setembro por uma linha telefônica 0800, disse ela.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com 31.229. 307 eleitores, muitos já têm o hábito de se atualizar em termos de campanha eleitoral consultando a internet. A publicitária Aline Sales, por exemplo, diz que se informa pela internet por falta de tempo para usar outros meios. “Quando chego ao trabalho, aproveito para ler as notícias. Pela correria, às vezes, não dá para assistir televisão, ouvir rádio, ler jornal, e a internet é o meio mais acessível.” Para Aline, a internet é o melhor meio para o eleitor se informar sobre os candidatos.
O projetista Theo Egami, porém, diz que procura saber mais sobre os candidatos conversando com amigos e parentes, mas também busca opiniões nas salas virtuais de bate-papo. “Acredito que é bom ver em fóruns, para ficar mais informado, ouvir rádio, estar atento ao dia a dia. Quando tenho tempo, costumo ir atrás de mais informações, mas depende muito do momento.”
O analista de cadastro Danilo Araujo afirma que confia mais no que lê na internet do que vê na televisão. "Me informo pela internet, fóruns de internet, discussão com amigos. Menos pela televisão, porque na televisão é tudo mentira.” Segundo Danilo, é mais fácil manipular informações pela televisão e pelo jornal impresso.
“Na internet, tem um leque muito maior, e a informação chega muito mais fácil. Se algum político faz alguma coisa errada, na mesma hora já tem cinco ou seis opções na internet para analisar e tirar uma conclusão", disse ele.
*Colaborou Flávia Albuquerque, de São Paulo
Edição: Nádia Franco
Edição: Nádia Franco
terça-feira, 17 de julho de 2012
Antes de votar, eleitor precisa conhecer atribuições de prefeito

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os quase 140 milhões de eleitores que irão às urnas no pleito municipal de outubro devem estar atentos às promessas dos candidatos ao cargo de prefeito. Administrador direto de sua cidade, ele tem deveres e restrições. É comum, por exemplo, um candidato prometer na campanha investimentos em segurança pública – parte dessas competências, porém, é do estado e não do município, de acordo com a Constituição.
Nesse item, a incumbência do prefeito se limita à criação de Guarda Municipal ou ações de prevenção como a garantia de uma boa iluminação pública em suas cidades. A finalidade da Guarda Municipal é preservar os bens públicos e não desenvolver ações de proteção direta do cidadão, que cabem às polícias Militar e Civil, sob o comando dos governadores.
Na área da educação, cabe ao gestor municipal investir na construção e preservação de creches, bem como escolas de educação infantil e ensino fundamental.
Além disso, a Constituição de 1988 municipalizou os serviços de saúde. Ao criarem o Sistema Único de Saúde (SUS), os constituintes transferiram às cidades a responsabilidade pelo setor. Cabe aos prefeitos garantir os recursos necessários para a implementação de ações como a avaliação de programas locais e a administração de hospitais, centros e postos de saúde, desde que obedeçam à legislação do SUS, de competência federal.
Outro ponto temático comum nas campanhas eleitorais para prefeito é a melhoria do transporte público. O prefeito é responsável por garantir transporte coletivo de qualidade ao cidadão. No entanto, quando esse transporte integrar regiões metropolitanas, a competência fica com o governador.
É competência do prefeito, ainda, de acordo com o Artigo 30 da Constituição, investir na urbanização da cidade que administra. Para tanto, ele deve desenvolver projetos definindo, por exemplo, se determinada região será residencial ou comercial. Outras ações como pavimentação e manutenção de ruas, além da coleta de lixo, também são de responsabilidade dos prefeitos.
Para implementar todos esses programas, o administrador municipal terá à disposição recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além da prerrogativa de criar impostos e taxas para execução de políticas públicas em prol da comunidade. É o caso, por exemplo, de taxas de iluminação cobradas na conta de energia que o cidadão recebe.
As cidades de menor densidade populacional, porém, dependem, quase que totalmente, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios para implementar políticas públicas.

Edição: Talita Cavalcante e Nádia Franco
segunda-feira, 16 de julho de 2012
KM20 é campeão do 1°Hexagonal futebol de campo de Bom Sucesso.
O bom entrosamento do começo ao fim do campeonato o titular do KM20 foi campeão e ainda fez o artilheiro da competição
Quando questionado a respeito da competição o prefeito Edilson Vanzela disse que foi uma competição bonita, parabenizou o povo de Bom Sucesso e a equipe do KM20 por ter conquistado o campeonato.Detalhes entrevista em video
Em entrevista com o jogador Peba ele disse com gol do título marcado por ele que todo mundo ficou satisfeito e vamos esperar para próximo.Detalhes em vídeo
Equipe titular vice-campeã do Juventude Jandaia 1- João Paulo, 2- Dimas depois 17 Mandruvá, 3- Elivelton depois Márcio 13- Félix, 4- Buí, 5- Jeverson, 6- Emílio depois 11 Thiago, 7- Neguinho, 8- Tola, 9- Marcelo depois 18- Rodrigo, 10- Canídia depois Roni 19- Róger depois Eliédson
Equipe vice-campeã da Vila Bonfim
Arbitragem do aspirante: arbitro Laércio seus auxiliares Cláudio Amaral e Branco
Arbitragem do Titular arbitro: Branco seus auxiliares Cláudio Amaral e Laércio
Quando questionado a respeito da competição o prefeito Edilson Vanzela disse que foi uma competição bonita, parabenizou o povo de Bom Sucesso e a equipe do KM20 por ter conquistado o campeonato.Detalhes entrevista em video
Em entrevista com o jogador Peba ele disse com gol do título marcado por ele que todo mundo ficou satisfeito e vamos esperar para próximo.Detalhes em vídeo
Entrevista com Jânio irmão do 'DEDÉ ETERNO' que foi jogador e diretor do KM20.
Partida realizada na tarde deste domingo no Estádio Municipal da VILA BOM FIM em BOM SUCESSO,pelo 1°Hexagonal futebol de campo, contou com a presença do prefeito Edilson Vanzela e de um bom publico que assistiram a vitória do KM20 em cima da equipe do Juventude por 1 a 0.
Destaque para o jogador PEBA que fez o gol do título e se tornou artilheiro da competição.
Terminando assim KM20 2 x Juventude 0
Titular do KM20
FICHA TÉCNICA:1-EDIO, 02-WILLIAN 03-PICULA, 04-RENAN,05-MI, 06-DAN depois POT 20- GUARANÁ , 08-CÉSAR , O9- PEBA, 10-ADEMAR depois 07-BINHA, 11- BICO
O aspirante do Marumbiense foi o campeão vence a Vila Bonfim por 1 x 0
O aspirante da VILA BONFIM vice-campeã
Este 1°Hexagonal futebol de campo, tem apoio total da Prefeitura Municipal de Bom
Sucesso.
Equipe titular vice-campeã do Juventude Jandaia 1- João Paulo, 2- Dimas depois 17 Mandruvá, 3- Elivelton depois Márcio 13- Félix, 4- Buí, 5- Jeverson, 6- Emílio depois 11 Thiago, 7- Neguinho, 8- Tola, 9- Marcelo depois 18- Rodrigo, 10- Canídia depois Roni 19- Róger depois Eliédson
Equipe vice-campeã da Vila Bonfim
Arbitragem do aspirante: arbitro Laércio seus auxiliares Cláudio Amaral e Branco
Arbitragem do Titular arbitro: Branco seus auxiliares Cláudio Amaral e Laércio
sábado, 14 de julho de 2012
A grande final 1° Hexagonal de Futebol de Campo de Bom Sucesso
Neste domingo no Estádio da Vila Bonfim será realizada a grande final do 1° Hexagonal de Futebol de Campo de Bom Sucesso apartir da 13:00 horas coma partida de aspirante e as 15:00 horas a de titulares.
Esta partidas que seria realizada no último domingo, foi adiada por realização de uma festa na cidade, que já havia a solicitação de policiais junto ao batahão, para segurança da mesma e que impossibilitaria o efetivo está presente nos dois locais.
As partidas da semifinais ocorreram várias confusões e agressões a arbitragem por conta dos pequenos municípios ter apenas um dois policiais, no momento da confusão os poiciais estava dando atendimento ocorrência em outra cidade, do qual aquela delegacia convive com o mesmo problema.
Partida de aspirante 13:00
VILA BONFIM X JUNIORES MARUMBIENSE
Partida de TItulares 15:00
KM20 X JUVENTUDE JANDAIA
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Denúncias de violações a crianças e adolescentes chegarão em tempo real ao Ministério Público
Justiça
Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do Disque 100, serão interligadas em tempo real com o Ministério Público dos estados e da União. O acordo foi assinado hoje (12) durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente entre a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG).
As denúncias serão enviadas em tempo real para a Coordenação-Geral de Direitos Humanos do CNPG, que encaminhará as informações às promotorias em cada estado do país.
“O Ministério Público vai apoiar o governo federal nas investigações e em todas as medidas necessárias para proteger a criança e responsabilizar o agressor. Queremos que o Disque 100 tenha efeitos concretos”, disse a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
O presidente do CNPG, Cláudio Soares Lopes, considera que a parceria vai agilizar o processo das denúncias. “Nesses casos a rapidez da informação é fundamental para proteção das crianças e dos adolescentes, especialmente nos casos de crimes sexuais”.
De acordo com dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, apenas nos primeiros quatro meses do ano, o módulo Criança e Adolescente teve 34.142 denúncias. Oito em cada dez vítimas são meninas. De janeiro a março deste ano, foram registradas 4.205 denúncias de violência sexual - dessas, 2.165 referem-se a crianças e adolescentes.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Visita ao Conjunto Sebastiana Diniz Vanzela
Esteve presente no município de Bom Sucesso terça-feira (10) em visita ao Conjunto Sebastiana Diniz Vanzela, juntamente com o prefeito Edilson Vanzela as autoridades competente da SANEPAR, sobre a implantação da rede de água a este conjunto habitacional.
Os seguintes nomes;
engenheiro: Rui Mendes Jr.
Gerente: Nelson Mardegan
Coordenador: Luiz Jacovassi
Administrador: Mauro Guizeliwc
Os seguintes nomes;
engenheiro: Rui Mendes Jr.
Gerente: Nelson Mardegan
Coordenador: Luiz Jacovassi
Administrador: Mauro Guizeliwc
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Dilma: agricultura familiar terá estímulo com crédito de R$ 18 bilhões e juros abaixo da inflação
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (9) que a agricultura familiar terá crédito de R$ 18 bilhões com juros abaixo da inflação para financiar o investimento e a produção em mais de 4 milhões de pequenas propriedades em todo o país.
No programa semanal Café com a Presidenta, ela explicou que, dentro do Plano Safra da Agricultura Familiar (2012/2013), todas as linhas de crédito terão juros de, no máximo, 2% ao ano para o investimento e 4% ao ano para custeio. “Tenho certeza de que esse Plano Safra é um forte estímulo para a nossa Agricultura Familiar”, ressaltou.
“Com esse dinheiro, o agricultor vai poder comprar máquinas e equipamentos e vai poder também gastar em custeio, isto é, em sementes, em adubo ou até contratar um ajudante na época da colheita”, explicou.
De acordo com a presidenta, cerca de 30% dos alimentos servidos na merenda de escolas públicas são provenientes da agricultura familiar, que também mantém os estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em 2012, cada agricultor poderá vender até R$ 20 mil diretamente para o governo.
Outra novidade, segundo Dilma, é que a agricultura familiar também poderá ser destinada a abastecer hospitais públicos, restaurantes universitários, presídios e quartéis de governos estaduais e municipais. “Isso é importante para o produtor, mas é bom também para os órgãos públicos, que vão comprar produtos de qualidade, frescos, saudáveis e sem intermediários.”
Edição: Talita Cavalcante
domingo, 8 de julho de 2012
CONQUISTA DE UMA RETROESCAVADEIRA PARA BOM SUCESSO
O municipio de Bom Sucesso que tem como prefeito Edilson Vanzela, que recebeu recurso, provenientes do Paranacidade e da Fomento Paraná, onde pode comprar uma retroscavadeira para readequação de estradas rurais e vias urbanas do nosso município que é estritamente agrícola.
Ainda para Bom Sucesso está em fase final de licitação da compra de um caminhão coletor de lixo
sábado, 7 de julho de 2012
ELEIÇÕES 2O12
TSE divulga lista completa de candidaturas só semana que vem
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a lista dos registros de candidaturas para as eleições deste ano somente estará completa na metade da semana que vem. Alguns candidatos se queixaram que o DivulgaCand, programa que disponibiliza os registros no site do TSE, não apresentava parte das inscrições nesta quinta-feira, quando encerra o prazo legal para efetuá-las.
A assessoria do TSE explicou que a divulgação parcial está dentro do esperado. O DivulgaCand não recebe as informações dos candidatos automaticamente pelos TREs (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado.
O TSE informou que o programa é alimentado de modo gradativo até que os TREs confiram se os dados dos candidatos atendem aos requisitos da Justiça Eleitoral.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
ELEIÇÕES 2O12
Propaganda eleitoral está liberada a partir de hoje
Política
Da Agência Brasil
Brasília - A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro está permitida a partir de hoje (6). Os comícios podem ser feitos das 8h às 24h. Os partidos políticos e as coligações podem usar, ente as 8h e as 22h, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes ou em veículos. De acordo com a Lei das Eleições, está liberada também a propaganda eleitoral na internet, mas está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.
Essa propaganda é permitida nos sites do candidato, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedor no Brasil. Podem ser usados ainda blogs, redes sociais e sites de mensagens instantâneas.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, no entanto, só começa dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno de votações. Nas localidades em que houver segundo turno, o dia será 28 de outubro.
A partir de amanhã (7), estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. A partir dessa data também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.
Dia 18 de Julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complementar nº 64/1.990.
Os eleitores fora do domicílio eleitoral têm até o dia 8 de agosto para requerer a segunda via do título de eleitor.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Posse dos novos Conselheiros Tutelares de Bom Sucesso
Nesta quarta-feira de manhã(04)aconteceu no CRAS, a solenidade de posse, dos novos Conselheiros Tutelares, que com a presença da presidente do CMDCA Luciene Rosa Vanzela,da coordenadora do CRAS Elini Valéria Galdino e de todos os membros e os mesmo estiveram também em visita do gabinete do prefeito Edilson Vanzela.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
EDIÇÃO ESPECIAL
Descubra se você leva jeito para seguir carreira política
Desde pequeno, o mineiro Lázaro, de 29 anos, esteve envolvido com movimentos sociais da escola e da igreja. Assim que tirou o cartão de eleitor, com 17 anos, se filiou ao Partido Verde. “Sempre gostei de trabalhar com o público e participar de ações que pudessem de alguma maneira promover mudanças. Percebi que a política poderia ser uma alternativa para realizar os meus desejos”, diz ele.
Logo nos primeiros meses de filiação, ele se destacou e assumiu a presidência do Partido Verde na cidade mineira de Carmo do Rio Claro. “Eu sempre quis exercer mais do que o meu papel de cidadão, por isso, não medi esforços para conquistar os meus objetivos. E aos 20 anos, em 2004, fui eleito vereador”, afirma Lázaro.
Mesmo atuando como vereador, o desejo de Lázaro era de expandir seus conhecimentos para auxiliá-lo na sua trajetória política. “Decidi fazer a graduação em Direito já pensando de que forma o conteúdo facilitaria a minha compreensão da legislação política do país”, conta.
Segundo Lázaro, a vontade de aprender é fundamental para crescer e desenvolver a carreira na área política. “Logo após o cargo de vereador, fui eleito Secretário Estadual do PVJovem em Minas Gerais, cargo que ocupo atualmente. As experiências que você adquire trazem muitos aprendizados e contribuem para que a sua carreira fique estagnada”.
Carreira promissora – Outro exemplo de quem começou a se interessar pelas causas sociais desde cedo é o de Jeferson Lima, Secretário Nacional da Juventude do Partido do Trabalhador. “Meus pais atuavam em causas sociais então tive o exemplo dentro de casa”, diz ele. “Assim que completei 16 anos, tirei o titulo de eleitor e me filiei ao PT do Estado de Sergipe”, diz ele.
Mesmo cursando o Ensino Médio, o sergipano não deixava de lado a política e participava dos grêmios estudantis da escola. Assim que concluiu o segundo grau, Jeferson decidiu fazer uma graduação com as participações nos movimentos sociais do partido. “Resolvi fazer faculdade de História e ao mesmo tempo investir na minha carreira como político. Apesar de não ter sido fácil conciliar as obrigações entre a universidade, estágio e o partido, acredito que valeu a pena, porque, em 2008, aos 20 anos, fui eleito o Secretário Estadual da Juventude do PT em Sergipe”.
No final de 2011, Jefferson teve certeza que ele queria seguir a carreira política e foi eleito o Secretário Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores. “Não é preciso fazer uma graduação ou ter formação especifica. O que move a sua trajetória na política é a paixão e o compromisso de ser um agente social”, afirma ele.
Carga horária de trabalho – Seguir carreira na área significa abdicar horas de lazer. A jornada de trabalho é extensa e varia de acordo com os compromissos políticos. “O profissional deve saber que ele trabalhará em torno de 10 e 12 horas diárias”.
Remuneração – Segundo Jeferson a recompensa do trabalho não está no valor da remuneração, mas sim, na conquista de melhores condições de vida para a juventude brasileira. “A paixão de se fazer o que gosta vale muito mais do que dinheiro. No cargo de Secretário Nacional de Juventude ganha-se cerca de 4 mil reais.”
Características de um bom político – “O primeiro passo para quem deseja seguir carreia política é se filiar a um partido que tenha os seus valores e objetivos”, afirma Jeferson.
Mobilidade necessária – Ter disponibilidade para viajar para qualquer região do país também é fundamental. “Trabalhar com política significa engajar as pessoas para que as mudanças aconteçam. Para isso, será necessário sair da sua cidade e visitar outros lugares para conhecer novas pessoas”, afirma ele.
Saber vender o peixe – Saber negociar é outra habilidade essencial para crescer na carreira política. “É importante saber argumentar, ser claro, objetivo e mostrar que tem conhecimentos sobre o que está falando”, diz Jefferson.
Responsabilidade – A ética e o respeito com as pessoas são fundamentais para desenvolver a carreira política. “Você precisa se doar integralmente, ter compromisso e a consciência de que será o responsável por representar o povo”, afirma.
Como começar – Se você ficou interessado, saiba que fazer parte de um partido é muito fácil. É possível fazer a filiação pela internet, entregar o documento na direção municipal ou estadual do partido. Quase todos os grandes partidos têm uma área dedicada aos jovens. Saiba mais nesses links:
http://pvjovem.org/
http://www.pt.org.br/secretarias/categoria/secretaria_juventude
http://www.tucanojovem.com.br/
http://www.jspdt.org/
O TITULAR DO KM20 ESTÁ NA GRANDE FINAL E O TITULAR VILA BONFIM ESTÁ FORA DA COMPETIÇÃO
Os jogos de tituares parte da manhã que a equipe da Vila Bonfim precisava vencer e ficou no empate, com Juventude também o jogo da tarde em que KM20 venceu o São Pedro do Ivaí, foram marcadas por expulções e agressões a arbitragem por alguns jogadores das equipes visitantes.
Partida realizada na tarde deste domingo no Estádio Municipal da VILA BOM FIM em BOM SUCESSO,pelo 1°Hexagonal futebol de campo, contou com um bom publico que assistiram a vitória do KM20 em cima da equipe do São Pedro do Ivaí que foi derrotado por 2 a 1
Destaque para os jogadores Dan e Guaraná fizeram um gol cada.
Terminando assim KM20, 2 x 1 Sao Pedro do Ivaí
Titular do KM20
FICHA TÉCNICA:1-EDIO, 02-WILLIAN 03-PICULA, 04-RENAN,05-MI, 06-DAN 20- GUARANÁ depois 07-BINHA, 08-CÉSAR , O9- PEBA, 10-ADEMAR, 11- BICO
. TÉCNICO: CECÉ.
O aspirante do KM20 por 2 a 0 está fora do campeonato
O aspirante da VILA BONFIM venceu por 1 a 0 o Juventude está na final
Este 1°Hexagonal futebol de campo, tem apoio total da Prefeitura Municipal de Bom
Sucesso.
GRANDE FINAL dia 08 de Julho
ASP 14*00 ( Aspirante ) VILA BONFIM X JUNIORES MARUMBIENSE
TITULAR 16*00 ( Titular ) KM2O 1 X JUVENTUDE
CCO(COMISSÃO CENTRAL ORGANIZACIONAL)
Formação do aspirante da Vila BONFIM: 01- WELITHON, 02-ELIVELTO , 03- LINGUIÇA, 15-LUÍS CARLOS, 4- JULINHO, 06- MIOLO depois 14- MARCELO,07- MARQUINHOS depois SERAFIN 17-RODRIGO depois 09- DINHO ,08-LILA, 10- BAIANO depois 19- LILA, 14-CANIBAL
Partida realizada na tarde deste domingo no Estádio Municipal da VILA BOM FIM em BOM SUCESSO,pelo 1°Hexagonal futebol de campo, contou com um bom publico que assistiram a vitória do KM20 em cima da equipe do São Pedro do Ivaí que foi derrotado por 2 a 1
Destaque para os jogadores Dan e Guaraná fizeram um gol cada.
Terminando assim KM20, 2 x 1 Sao Pedro do Ivaí
Titular do KM20
FICHA TÉCNICA:1-EDIO, 02-WILLIAN 03-PICULA, 04-RENAN,05-MI, 06-DAN 20- GUARANÁ depois 07-BINHA, 08-CÉSAR , O9- PEBA, 10-ADEMAR, 11- BICO
. TÉCNICO: CECÉ.
O aspirante do KM20 por 2 a 0 está fora do campeonato
O aspirante da VILA BONFIM venceu por 1 a 0 o Juventude está na final
Este 1°Hexagonal futebol de campo, tem apoio total da Prefeitura Municipal de Bom
Sucesso.
GRANDE FINAL dia 08 de Julho
ASP 14*00 ( Aspirante ) VILA BONFIM X JUNIORES MARUMBIENSE
TITULAR 16*00 ( Titular ) KM2O 1 X JUVENTUDE
CCO(COMISSÃO CENTRAL ORGANIZACIONAL)
Formação do aspirante da Vila BONFIM: 01- WELITHON, 02-ELIVELTO , 03- LINGUIÇA, 15-LUÍS CARLOS, 4- JULINHO, 06- MIOLO depois 14- MARCELO,07- MARQUINHOS depois SERAFIN 17-RODRIGO depois 09- DINHO ,08-LILA, 10- BAIANO depois 19- LILA, 14-CANIBAL
Assinar:
Postagens (Atom)