sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Com 3 mil atendimentos, encontro abre canais entre governo e novos prefeitos



O governo do Estado fez cerca de 3 mil atendimentos durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que terminou nesta sexta-feira (30), em Foz do Iguaçu. Foram três dias de intensa troca de informações entre representantes do Estado e gestores municipais que assumirão em janeiro. O evento reuniu 1,6 mil pessoas, representando quase todos os municípios do Estado, e serviu como um “curso intensivo” sobre acesso a recursos, linhas de crédito e trâmites necessários para parcerias nas mais diversas áreas.

Para o governador Beto Richa – que teve um gabinete no local para atender prefeitos –, o saldo do encontro é muito positivo tanto para o governo do Estado quanto para os municípios. “Da nossa parte, identificamos com mais precisão as necessidades e dificuldades dos municípios. E os prefeitos saem daqui com um grande volume de informações, que certamente agilizarão a execução de projetos e programas”, avalia Richa.

Somente o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, atendeu mais de 150 prefeitos, que receberam informações sobre programas e recursos disponíveis e apresentaram as demandas localizadas. “O evento encurtou muito o caminho. Se tivéssemos que receber em Curitiba todos esses prefeitos, levaríamos alguns meses. Ganhamos tempo e avançamos em um entendimento com os municípios”, avaliou. Caputo Neto incentivou os prefeitos a participarem dos Consórcios Intermunicipais de Saúde.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, disse que a intenção do governo é reproduzir eventos este no plano regional. “O governo existe para prestar bons serviços, e no Paraná estamos de portas abertas para os municípios”, afirmou.

Sebastiani destacou que o encontro propiciou relação direta dos novos prefeitos com o governador Beto Richa. Segundo ele, o Governo do Estado recebeu também, dos prefeitos que estão terminando o mandato, o reconhecimento pela aproximação com os líderes locais empreendida nos últimos dois anos. “Isso nos anima a trabalhar ainda mais, sabendo que temos uma tarefa importantíssima a realizar em conjunto com os novos prefeitos”, afirmou.

PROBLEMAS COMUNS – Problema comum a boa parte dos municípios, a disposição do lixo e a preocupação em adequar os aterros sanitários foi um tema presente nas conversas sobre meio ambiente, assim como a poluição dos rios e de matas ciliares. “Praticamente todos os municípios têm problemas com lixões a céu aberto e existe a preocupação de promover a coleta seletiva e a reciclagem dos materiais. Alguns prefeitos já levaram um nível detalhado de informações, o que facilitará o contato com o governo estadual no início da gestão, para colocar algumas soluções em prática no curto prazo”, disse o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk.

Na área de Esporte, boa parte dos atendimentos foi relacionada à infraestrutura. “Muitas vezes os prefeitos chegam com pedidos para construção de quadras e estádios. Mostramos que investimento no ser humano para a prática esportiva tem que andar paralelamente ou até antes, para depois se partir para a infraestrutura”, comentou o secretário de Esportes, Evadro Roman.

Para o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o encontro permitiu ao governo apresentar as ações que vem desenvolvendo e que podem ajudar os prefeitos eleitos em suas administrações. “Em quase dois anos de gestão colocamos em prática muitos projetos importantes. Colocamos a casa em ordem, fizemos o dever de casa e agora o anúncio do aporte de recursos em diferentes áreas coroou de êxito o evento e deu uma mostra do que o governo continuará a desenvolver”, avaliou.

APROVAÇÃO – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha – que é prefeito de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba –, disse que o encontro foi importante também para fortalecer a luta dos estados e municípios por mais recursos. “Marcamos a vontade que o Paraná tem de pensar um novo pacto federativo, com distribuição mais justa dos recursos. Pelo viés técnico, os prefeitos interagiram com o corpo técnico do governo estadual, abrindo portas para uma relação que será importante daqui para a frente”, disse.

Para o prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden, o encontro apresentou uma prévia dos caminhos a serem seguidos para a obtenção de apoios e parcerias. “Por ser meu primeiro mandato, surgem dúvidas sobre as portas onde precisamos bater na hora de ir atrás de recursos, então precisamos desse entrosamento”, disse o prefeito, que conheceu projetos em estandes da Cohapar, Indústria e Comércio e Agricultura.

Opinião semelhante tem o prefeito de General Carneiro, Joel Ferreira, também assumindo seu primeiro mandato. “É difícil se inteirar de todos os assuntos da administração logo no início. Esse encontro facilitou muito nesse sentido”, disse.

A possibilidade de conversar com diversos secretários e deputados estaduais num mesmo local foi a principal vantagem destacada pelo prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes Santos. “É uma oportunidade única termos todas as ações de governo estadual centralizadas, com qualidade e disposição de atendimento, ao invés de tentarmos agendar reuniões na capital e conciliar a agenda de diversos secretários, o que demoraria muito tempo”, ressalta. Santos conheceu projetos voltados às áreas de moradia e agricultura.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012



Economia

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (28) que ligações sucessivas feitas entre os mesmos números de origem e destino, feitas de aparelho celular, sejam cobradas apenas uma vez. A medida, aprovada pelo conselho diretor da agência reguladora, altera o regulamento do serviço móvel pessoal para que ligações feitas com intervalo máximo de dois minutos de aparelho móvel para o mesmo número seja considerada uma única ligação. A medida entra em vigor 90 dias após publicação no Diário Oficial da União.

A decisão da Anatel tem o objetivo de evitar que o usuário tenha prejuízos financeiros com quedas constantes de ligações. Com isso, se uma “chamada for interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até 120 segundos, essa segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida”, informou a agência reguladora por meio de nota.

A medida não limita a quantidade de ligações, ou seja, se as chamadas forem interrompidas diversas vezes e refeitas em até dois minutos entre os mesmos números, a cobrança será de uma única ligação. A mudança no regulamento contempla ligações feitas de telefonia móvel para números fixos ou celulares.

A alteração abrange todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras de telefonia móvel, o que inclui as ligações tarifadas por tempo ou por chamada. No caso de cobranças por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas.

No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança: não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes. Atualmente, quando a chamada é interrompida, ao fazer uma nova ligação, o usuário é tarifado novamente.

Edição: Fábio Massalli

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Segurança

A partir do ano que vem, motoristas paranaenses que precisem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisarão ir até o Departamento de Trânsito do Estado para repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. Quando a CNH estiver para vencer, o motorista receberá pelos Correios um aviso. Poderá agendar a consulta médica pela internet e, depois de concluído o processo, receberá o documento em casa.


O novo sistema está em fase final de implantação e a previsão é que esteja disponível no início do próximo ano. Segundo o Detran, em 2013 cerca de 527 mil renovações, quase 64% do total previsto para o ano, serão feitas de forma não presencial. A estimativa é que nos próximos três anos, 1,4 milhão de pessoas deixem de ir a uma unidade do Detran e recebam a CNH em casa.


Ao reduzir o número de atendimentos nas unidades do Detran, o novo sistema agilizará também o atendimento de outros serviços que exijam a presença do motorista e não possam ser feitos online. “Hoje, com o Detran Fácil, oferecemos quatro serviços pela internet e a ideia é ampliar esse número. Assim, garantimos facilidade e comodidade aos usuários, sem filas ou deslocamentos”, disse o diretor-geral do órgão, Marcos Traad.


FACILIDADE – A renovação da CNH será ainda mais simplificada que os pedidos de segunda via da carteira ou do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Esses pedidos precisam ser feitos pelo site www.detran.pr.gov.br. No caso da renovação da CNH, o motorista não precisará sequer solicitar o serviço. Quando a CNH estiver para vencer, ele receberá pelos Correios um aviso com prazo e código de barras para o pagamento do novo documento, que continua em R$ 101,79.


Depois de pagar o boleto, o motorista deverá agendar, pelo site do Departamento, a consulta médica, exigida pela legislação de trânsito. Na clínica, será feita a biometria – identificação do motorista por sua impressão digital, que garante a segurança do processo. Assim, se ele for aprovado no exame de saúde fisica, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia do documento anterior. O documento chega no endereço cadastrado no prazo máximo de cinco dias úteis.


Para evitar erros e atualizar o banco de imagens o motorista fará a renovação de forma presencial, mas somente a cada 10 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes – de cinco em cinco anos – e só aos 34 anos de idade deverá ir ao Detran para atualizar foto e biometria.


FIM DE ANO – Com o início das férias e o pagamento do décimo terceiro salário o movimento nas unidades do Departamento de Trânsito do Paraná tende a aumentar em até 40% nos próximos meses. “É um crescimento histórico, que acontece todos os anos. Na próxima semana receberemos o reforço de 20 servidores estatutários, chamados do concurso público realizado pela Seap em 2009. Até dezembro serão mais 30 convocados”, afirma Traad.



domingo, 25 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Foi realizado nos dias 20 e 21 de novembro de 2012 em uma das salas de reunião e palestras  do CRAS de Bom Sucesso.

Os horticultores e várias pessoas convidadas pela EMATER do município, participaram de um curso de informações básicas de hortaliças.



O SENAR designou o instrutor Jair Telles de Proença, para dar o curso.




 

domingo, 11 de novembro de 2012

ALMOÇO COM CARNE NO CHAPÃO DO ROTARY CLUB DE BOM SUCESSO

Neste domingo(11) na Casa da Amizade do Rotary Club de Bom Sucesso, que tem como presidente Sandro Bento de Araújo e amigos do Rotary, promoveu um almoço com carne no chapão  acompanhado outros três cardápio de arroz,farofa e salada.

 Uma equipe de São João do Ivaí que ficou responsável com a carne no chapão.

 A realização do almoço superou as expectiva dos organizadores venderam além do cem cartões que eram pra ser vendidos.