terça-feira, 26 de abril de 2011

427 FAMÍLIA DE BOM SUCESSO ENQUADRA NO BOLSA FAMÍIA

Fonte: ODIÁRIO

Bom Sucesso (a 60 km de Maringá), com cerca de 6,5 mil habitantes, é cercada por canaviais. A maior parte da população trabalha no corte da cana-de-açúcar, emprego que reduz drasticamente a média salarial da população.Como resultado, Bom Sucesso é o município da região metropolitana de Maringá com a maior proporção de famílias recebendo Bolsa Família, transferência do governo federal paga a famílias com renda per capita mensal de até R$ 140. De cada cinco famílias, uma depende da transferência de renda para sobreviver. São 427 famílias, que representam 21,45% da população.Com quase 100% de cobertura de Bolsa Família, o desafio de Bom Sucesso é fazer com que seus moradores deixem a pobreza e não sejam mais dependentes da transferência.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que cadastra as famílias no programa federal, tenta viabilizar mais alternativas de renda para a população.

"Nós fazemos o encaminhamento para empresas de fora, como a fábrica de calçados Fujiwara (Apucarana) e os abatedouros de frango Big Frango (Rolândia) e Frangos Canção (Maringá), entre outros", diz a coordenadora do Cras, Eleni Valéria Galdino.

Já foram encaminhadas 511 pessoas, em parceria entre o Cras, prefeitura e Agência do Trabalhador. O município tem projetos para que as duas escolas públicas ofereçam educação em tempo integral, permitindo que pais e mães trabalhem durante o dia.

"Queremos que essas famílias não apenas recebam o Bolsa Família, mas que promovam uma evolução em suas vidas", diz Eleni. O Cras dá cursos profissionalizantes e palestras sobre educação e saúde.