sexta-feira, 1 de julho de 2011

Veja mais dicas para pedir um aumento ou promoção para seu chefe

Fonte:Do G1
Na hora de pedir aumento para o seu chefe, primeiro você precisa pensar se o pedido é justo, e saber, por exemplo, se o seu salário está realmente defasado. A dica é da consultora em recursos humanos Elaine Saad.
“Seu chefe vai te dar aumento por quê? O que você fez diferente para ele te dar aumento? Você tem que chegar para ele e dizer que outras empresas estão pagando mais e ele vai te perder se não aumentar. Tem várias fontes que podem ser consultadas para saber se o seu salário está defasado. Os amigos também podem ser um bom parâmetro. Não pode pedir um aumento apenas por achar que merece, ele tem que ser comparado a alguma faixa de mercado para saber se está em desacordo. Essa é uma grande justificativa, principalmente em uma economia em crescimento como a nossa”, explicou Elaine em entrevista ao site do Jornal Hoje.
Outra dica que a consultora dá é pedir para assumir mais responsabilidades que justifiquem o aumento.
“Nunca ninguém está satisfeito com o que ganha, todo mundo sempre quer ganhar mais. Pode pedir também para assumir mais alguma responsabilidade que justifique o aumento de salário ou até questionar o chefe para ele dizer o que você poderia fazer para subir seu salário. É importante lembrar também que tudo que você não gasta, você ganha. A empresa pode oferecer pagar um curso ou uma ajuda no combustível no carro”, acrescentou.

Assista no G1 a dicas de funcionários que já pediram aumento para o chefe
Em entrevista ao Jornal Hoje, a executiva de consultoria Lourdes Scalabrin ressaltou a importância de verificar a flexibilidade da empresa para atender a esse tipo de pedido. Para isso, é preciso checar se existe algum tipo de programa estruturado ou política de remuneração.
“O primeiro passo é ele fazer uma análise da empresa e da cultura. Porque se tiver um programa estruturado, dificilmente o gestor vai ter como flexibilizar isso. E outra coisa interessante também é ver o momento da empresa, porque se no fechamento deu que a empresa teve prejuízo, com certeza não vai ser um bom momento para você pedir aumento”, explicou.
Ela acrescentou que uma autoanálise é fundamental. “Antes dessa conversa, que sempre é muito delicada, é bom que a pessoa se prepare. Quais são os resultados que eu trouxe? A minha contribuição impactou nos resultados da empresa? E quando você for negociar, porque há uma negociação no aumento de salário, essa negociação tem que ser clara, bastante objetiva e não em tom de ameaça. Ela tem que transcorrer de uma forma e, como é uma negociação, nunca deixar a outra parte sem saída”, disse Lourdes.
Algumas orientações valiosas:
- Não blefe. Inventar que você recebeu uma proposta de salário para tentar conseguir um aumento é perigoso. Seu chefe pode pagar para ver e aí a sua saída vai ser a demissão.
- Só peça aumento com, pelo menos, um ano de casa. É o tempo que o gestor precisa para avaliar seu desempenho profissional.
- Os especialistas alertam: reclamar que você trabalha até mais tarde ou que trabalha nos finais de semana podem não ser boas justificativas. “Significa o que? Que você não está administrando bem o seu tempo e que você não está sendo eficiente”, disse Lourdes.