quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pesquisa traça perfil de usuários brasileiros nas redes sociais

Com mais de 4.700 amigos em uma rede social, e quase 15 mil curtidas em outra página, o irmão e sócio reclama, mas a estilista Nathália Freitas tem uma boa desculpa: usa as redes sociais para vender as roupas que cria. 90% dos negócios são fechados de forma virtual.
Um estudo inédito no país analisou o acesso dos internautas a oito redes sociais. O Facebook lidera a preferência nacional, com adesão de 84% dos usuários, ou seja, 55 milhões de pessoas.
A pesquisa foi feita em 70 cidades de diferentes regiões do Brasil. Os dados mostram que os brasileiros se enquadram em quatro perfis de acordo com o comportamento de navegação.
A Nathália, segundo esse estudo, faz parte do grupo chamado “arroz de festa”. São os que mais usam as redes sociais e discutem sobre tudo, de futebol a política. Em segundo lugar nas redes, estão aqueles que são “do contra”. Só gostam do que publicam e não guardam segredo disso.
O terceiro perfil apontado pelo estudo é o dos “hooligans”, aqueles que adoram discutir sobre esporte, principalmente futebol. É o caso do publicitário Murilo Robert. Enquanto assiste ao jogo do São Paulo, manda recados pela rede. Em quarto lugar, ficaram as “maricotas”, ou “clube da Luluzinha” digital, que adoram falar de humor, autoajuda e novela.
“Nenhum de nós é 100% ‘arroz de festa’, nenhum de nós é 100% ‘hooligan’. A gente circula entre um perfil e outro. A nossa tendência natural é fazer posts que nos enquadrem em um ou em um outro, mas, durante 100% do tempo, a gente não é uma pessoa só. Isso nem na vida real”, afirma Davi Bertoncello, diretor-executivo da Hello Research.
 
Leia Mais http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/12/pesquisa-traca-perfil-de-usuarios-brasileiros-nas-redes-sociais.html