quinta-feira, 31 de março de 2011

Preço do etanol só deve cair em maio, segundo usineiros e distribuidores



Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O início da safra de cana-de-açúcar deve contribuir para a queda do preço do etanol nos postos de combustível do país. Segundo usineiros e distribuidores, só a partir de maio, porém, o preço do combustível deve voltar a ser competitivo ante a gasolina.

A redução dos preços deve ocorrer apesar da queda da produção do combustível prevista para a próxima safra. Segundo projeções divulgadas hoje (31) pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), o Centro-Sul deve produzir 4,11% menos etanol hidratado nesta safra.

Mesmo assim, serão postos no mercado 17,2 bilhões de litros do combustível. “O etanol vai ser produzido e vai precisar ser vendido. O preço na bomba vai ter que cair para que o consumidor volte a usar o etanol”, explicou o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.

O presidente da Unica, Marcos Jank, ratificou as previsões de Padua e disse que a queda dos preços deve ocorrer em cerca de 45 dias. “O etanol vai ter que voltar a ser competitivo”, afirmou Jank. “Ele deve voltar a custar menos que 70% da gasolina quando a oferta no mercado for suficiente. Isso deve acontecer em maio.”

O vice-presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, também prevê etanol mais barato nos postos a partir de maio. Ele disse, porém, que o preço do combustível deve manter-se competitivo por um período mais curto do ano, devido a redução da oferta do produto.Essa redução preocupa a Unica. Segundo a entidade, que representa as usinas responsáveis por 60% do etanol destilado no país, a produção do combustível compensa cada vez menos para as usinas. Isso porque o álcool compete diretamente com a gasolina, a qual tem seu preço mantido artificialmente baixo pelo governo federal, segundo os usineiros.

Jank disse que, devido a essa situação, as usinas estão investindo mais na produção de açúcar e reduzindo a de álcool. Previsões da Unica apontam, inclusive, o uso cada vez menor do etanol por carros bicombustível, devido a queda na oferta do combustível prevista até 2020.

Para inverter essa tendência, Jank disse que a Unica está negociando com o governo um plano de expansão da cultura da cana no país. Segundo ele, incentivos tributários, linhas de financiamento e outras medidas poderiam estimular os investimentos no setor, que praticamente cessaram após a crise financeira global de 2008. “Estamos conversando sobre um grande plano para isso [redução do uso do etanol] não acontecer”, afirmou Jank.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Operação Mascotch prende em Alagoas suspeitos de desviar dinheiro da merenda escolar para gastos pessoais



Nacional
Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (30), em Alagoas, nove pessoas envolvidas com desvio de dinheiro público da merenda escolar. O recurso, originário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi desviado em 13 municípios para o pagamento de compras pessoais, como bebidas alcoólicas (uísque 12 anos, vinho) e até ração para cachorro.

A operação, intitulada Mascotch, é feita em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Ministério Público Federal (MPF), nas cidades de Maceió, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Quebrangulo, Feira Grande e Traipu.

Fiscalização da CGU contabiliza que R$ 8 milhões podem ter sido desviados, entre 2007 e 2009, por meio de contratos fraudulentos com o grupo empresarial que venceu 13 licitações no período.

Sete mandatos de prisão temporária ainda não foram cumpridos. Três pessoas prometeram se entregar nesta tarde à Polícia Federal. Além das prisões, a PF cumpre 28 mandados de busca e apreensão nos municípios, inclusive na sede de cinco prefeituras (Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte e Estrela de Alagoas).

A PF e a CGU não informaram o nome das pessoas presas, mas divulgaram que as autoridades com mandado de prisão expedido são: a primeira-dama e um ex-secretário municipal de Finanças de Belo Monte; a secretária de Educação de Craíbas; a ex-prefeita e a secretária de Educação de Estrela de Alagoas; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, a secretária de Educação e uma ex-secretária de Finanças de Lagoa da Canoa; a primeira-dama e o secretário de Administração de Limoeiro de Anadia; a vice-prefeita, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, o secretário de Indústria e Comércio e um ex-secretário de Administração de Traipu.A Operação Mascotch é um desdobramento da Operação Caetés, executada em outubro do ano passado e que também investigou esquema de desvio de recursos da alimentação escolar, prendeu oito pessoas e cumpriu 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Maceió, Arapiraca, Craíbas, Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa e Traipu.

De acordo com dados do Ministério da Educação, o estado de Alagoas tem desempenho educacional abaixo da média nacional e da média da Região Nordeste. Um em cada quatro alunos de 10 a 14 anos estão atrasados no fluxo escolar e quase 80% dos alunos do ensino fundamental estão defasados em relação à série que cursam.

A taxa de abandono dos estudos em Alagoas é de 9,1% no ensino fundamental. O Índice do Desenvolvimento da Educação Básico (Ideb) de Alagoas é 3,7 pontos (contra 4,6 pontos da média brasileira).

Mulheres discutem seu espaço na sociedade e comemoram os 30 anos do feminismo na América Latina



Nacional
Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 700 mulheres de todo o país se reúnem em Brasília para promover debates sobre desigualdades de gênero e sobre os rumos do feminismo no país. Mulheres da floresta, do campo, da cidade, do litoral e do sertão também aproveitam para comemorar os 30 anos do feminismo na América Latina.

O 2º Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (Enamb) tem início amanhã (31) e segue até o próximo sábado (2). O evento é realizado pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Segundo Graça Costa, representante do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, é necessário fazer um balanço das lutas e dialogar sobre os próximos desafios a serem enfrentados.

Outro ponto que deve ser debatido é a articulação das mulheres em relação ao novo governo. “O fato de ter uma mulher na presidência tem um caráter simbólico muito forte”, disse Graça em entrevista ao Programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo ela, os próximos quatro anos devem ser um marco para a sociedade brasileira e devem ser importantes para discutir o lugar da mulher na sociedade. “Não é o ápice, nós mal começamos. É muito relevante ter uma mulher na Presidência, porém, é um passo, não é o fim da nossa luta”, destacou.

O evento, promovido no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), é aberto ao público. Hoje, às 14h, haverá um ato público, na Rodoviária do Plano Piloto. Depois, as mulheres farão uma caminhada pela cidade, acompanhadas pelo grupo de teatro Loucas de Pedra Lilás, de Pernambuco (PE), e animadas pelo funk feminista do Ceará (CE).

Nova versão da nota fiscal eletrônica será obrigatória a partir de sexta-feira



A partir desta sexta-feira (01), a nova versão da nota fiscal eletrônica, a versão 2.00, passa a ser obrigatória para todos os estabelecimentos que já trabalham com esse tipo de documento. De uma forma geral, são indústrias, atacadistas e grandes lojas de departamento. O consumidor final dificilmente notará alguma diferença de procedimentos.

De acordo com o setor de Documentação Fiscal Eletrônica da Secretaria da Fazenda, entre 500 mil e 600 mil notas são emitidas diariamente pelos 60 mil estabelecimentos que usam a nota eletrônica no Paraná. Cerca de 75% delas já haviam migrado da versão 1.10 para a versão 2.00 até esta quarta-feira (30).

O estabelecimento que não fizer a migração ficará impedido de emitir nota fiscal, ou seja, impedido de faturar já a partir de sexta-feira. Mas os técnicos da Fazenda acreditam que não haverá qualquer problema. “Uma média de 9% está migrando diariamente”, disse o auditor fiscal Mauro Ferreira Dal Bianco.

A nota fiscal eletrônica é usada, de forma obrigatória, desde 2008 nas transações entre a indústria e o atacado e entre os atacadistas e o varejo. A nota eletrônica só alcança o consumidor final na compra de veículos ou outros bens duráveis em lojas de departamentos que aderiram voluntariamente ao sistema.

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre em São Paulo o ex-vice-presidente José Alencar



Política
Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Foto:G1
José Alencar (Foto: Futura Press)São Paulo – O ex-vice-presidente da República e empresário José Alencar morreu há pouco, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A morte do político, que faria 80 anos em outubro, foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

Alencar foi internado às pressas ontem (28), no início da tarde, com um quadro de obstrução intestinal. Há mais de uma década, ele lutava contra um câncer no intestino.

O diretor-técnico do Sírio-Libanês, Antônio Carlos Onofre de Lira, e o diretor-clínico, Paulo Ayrosa Galvão, assinam nota, divulgada depois das 15h, em que afirmam que Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, "em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos."

segunda-feira, 28 de março de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe será realizada de 25 de abril a 13 de maio


Fonte:Agência Estado de Noticias
A Secretaria de Estado da Saúde prepara a campanha de vacinação contra a influenza, que será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio, sendo 30 de abril o dia de mobilização nacional. Serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos estabelecimentos que fazem atendimento direto à população, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes, o que representa 1,6 milhão de pessoas no Estado. A meta é vacinar 80% deste público.

A vacinação será em dose única, com exceção das crianças, que receberão duas doses da vacina. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda, após 30 dias. A imunização estará disponível em mais de 2,2 mil postos de vacinação nos 399 municípios.

Os outros grupos – como crianças de dois a cinco anos de idade, doentes crônicos, adultos saudáveis de 20 a 39 anos que receberam a dose da vacina contra a influenza H1N1 no ano passado – não precisarão se vacinar novamente porque já estão imunes, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Ele diz que não há justificativa técnica para imunizar toda a população. “O ano de 2010 foi diferente, pois vivíamos uma pandemia de gripe. Além disso, não foram observadas epidemias da doença no hemisfério norte que possam refletir no hemisfério sul neste inverno”, explicou.

A vacinação só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. No entanto, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacina até melhorar. O Ministério da Saúde (MS) também recomenda que seja respeitado o intervalo de 48 horas após a aplicação da vacina para coleta de sangue.

Governador participa do lançamento do recadastramento de eleitores de Curitiba


Fonte:Agência Estado de Noticias
Governador Beto Richa participa com o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Lançamento Oficial da Revisão do Eleitorado de Curitiba com Recadastramento Biométrico.Curitiba, 28-03-2011. Foto: Ricardo Almei
O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (28), no Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba, do lançamento do recadastramento eleitoral que vai permitir a identificação dos eleitores da capital por meio de impressões digitais. Com 1.311.181 eleitores, Curitiba é a primeira entre as capitais do Sul e Sudeste do País a iniciar o recadastramento no sistema biométrico. A capital paranaense está entre as cidades que terão urnas biométricas na eleição de 2012.

Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, foram os primeiros eleitores a fazer o recadastramento para identificação biométrica no TRE. O governador afirmou que a escolha de Curitiba para iniciar esse processo é motivo de orgulho para o povo paranaense. “Este é mais um avanço da Justiça Eleitoral paranaense e brasileira no processo de consolidação da democracia e nos coloca como modelo para o mundo todo”, afirmou Richa. “O Governo do Estado é um parceiro do TRE e está à disposição para colaborar nesse processo para atingir a meta de cadastrar todos os eleitores”, disse.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, disse que o novo sistema representa um avanço extraordinário, porque evita fraudes e equívocos, reduz as filas e acelera a apuração dos votos. Segundo ele, a tecnologia empregada pelo Brasil no processo eleitoral tem despertado a atenção de muitos países onde a democracia está consolidada há muito mais tempo. “Em matéria de democracia e de tecnologia eleitoral, o Brasil pode ser considerado um país de primeiro mundo”, afirmou o ministro.

Lewandowski disse que o sistema biométrico já foi usado nas eleições de 2010 em 60 municípios de 23 estados e que 1,2 milhão de eleitores no País estão cadastrados. A previsão do TSE é chegar a 10 milhões de cadastros para as eleições municipais de outubro de 2012 e até 2019 cadastrar todos os eleitores brasileiros, que, estima-se, serão 150 milhões. Hoje são 136 milhões de eleitores.

O presidente do TSE disse que o tribunal fez um convênio com o Ministério da Justiça, que está lançando o Registro de Identidade Civil (RIC), que é a nova Carteira de Identidade, com chip, que vai substituir todos os documentos dos brasileiros e que os eleitores com cadastro biométrico terão prioridade na emissão desse novo documento de identidade nacional.



RECADASTRAMENTO – Todo o eleitorado de Curitiba (e somente Curitiba) será recadastrado pelo sistema biométrico, que identifica o eleitor por meio das impressões digitais. O comparecimento é obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título de eleitor cancelado. O chamamento será feito conforme o mês de nascimento do eleitor, de acordo com o cronograma a seguir:

• Nascidos em janeiro serão atendidos em abril/2011;

• Nascidos em fevereiro e março serão atendidos em maio/2011;

• Nascidos em abril e maio serão atendidos em junho/2011;

• Nascidos em junho e julho serão atendidos em julho/2011;

• Nascidos em agosto serão atendidos em agosto/2011;

• Nascidos em setembro serão atendidos em setembro/2011;

• Nascidos em outubro serão atendidos em outubro/2011;

• Nascidos em novembro serão atendidos em novembro/2011;

• Nascidos em dezembro serão atendidos em dezembro/2011 até 20 de janeiro de 2012.

O atendimento ao eleitor funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. No ato da revisão o eleitor poderá regularizar possíveis pendências, alterar local de votação e fazer retificações, bem como receberá um novo título de eleitor.

REVISÃO ELEITORAL – As atividades de revisão eleitoral no Paraná integram a segunda etapa do recadastramento biométrico promovido pela Justiça Eleitoral – previsto na Resolução 23.335/2011 do TSE –, que busca habilitar para as eleições municipais de 2012 ainda mais eleitores para a votação com esta nova tecnologia.

Além dos 1.311.181 eleitores de Curitiba e de seis cidades de Pernambuco, a medida alcançará todo o eleitorado de Goiânia-GO (908.050 eleitores), dos estados de Alagoas (1.919.122 eleitores) e Sergipe (1.412.179 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (270.861 eleitores) e Itupeva (27.364 eleitores). A intenção da Justiça Eleitoral é recadastrar, em uma primeira fase desta segunda etapa, 6.127.452 eleitores dessas localidades.



Mais informações sobre a identificação biométrica do eleitor e o recadastramento eleitoral podem ser obtidas no site www.tse.jus.br/urnaeletronica.

Dinheiro vivo ainda é o meio de pagamento preferido dos brasileiros



Economia
Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A forma de pagamento mais usada pelo brasileiro continua sendo o dinheiro vivo, em que pesem as facilidades do uso dos cartões de crédito e de débito. Pesquisa divulgada hoje (28) pelo Banco Central (BC), relativa a 2010, mostra que, dentre todas as formas de pagamento usadas no Brasil, cédulas e moedas respondem por 72%. Além disso, 55% dos trabalhadores ainda recebem salários em dinheiro vivo.

Os dados constam da pesquisa O Brasileiro e Sua Relação com o Dinheiro, que verificou crescimento expressivo do percentual de brasileiros que abriram contas bancárias nos últimos anos, em função das campanhas de inclusão bancária e do aumento da renda e do emprego. Em 2007, só 39% da população tinham conta-corrente em banco. No ano passado, o índice aumentou para 51%.

A pesquisa do BC não cita números, mas constatou que houve “considerável crescimento” no uso do cartão de crédito e de débito nos três anos em análise. Principalmente no pagamento de contas e nas compras em supermercados, com destaque para eletrodomésticos, roupas e calçados. De acordo com o BC, o valor médio das despesas mensais por pessoa cresceu 40% entre 2007 e 2010, situando-se em R$ 808.

A pesquisa revela ainda que as campanhas feitas pelo BC sobre uso e conservação do dinheiro têm sido importantes para a população identificar os elementos de segurança das cédulas. Para 87% dos entrevistados, a campanha ajuda as pessoas a se proteger das falsificações.

A quantidade de pessoas que verificam se a nota é verdadeira cresceu de 51%, em 2007, para 61%, em 2010. A pesquisa demonstra também que, quanto mais alto o valor da cédula, maior a preocupação se o dinheiro é verdadeiro ou falso. Entre os elementos de segurança, a marca d'água é o mais verificado, segundo 41% dos entrevistados, seguido pelo fio de segurança (37%) e pela textura (25%).

FGV: construção civil fica mais cara, puxada pela mão de obra



Economia
Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu 0,44%, em março, resultado maior do que o de fevereiro (0,39%). Desde o começo do ano, o índice acumula alta de 1,21% e, nos últimos 12 meses, de 7,45%. O INCC é um dos subcomponentes do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M).
As taxas subiram em índices superiores aos do mês anterior em quatro das sete capitais onde a pesquisa é realizada: Salvador, com 0,62% ante 0,41%; Brasília, com 0,15% ante 0,04%; Belo Horizonte, com 0,54% ante 0,31%; e Porto Alegre, com 1,02% ante 0,24%. Nas demais, as correções ocorreram com variações menores: São Paulo, com 0,34% ante 0,46%; Rio de Janeiro, com 0,35% ante 0,42%; e Recife com 0,33% ante 0,92%.

A taxa do setor da mão de obra aumentou na média em mais do que o dobro (de 0,12% para 0,27%) e acumula em 12 meses alta de 9,36%. Esse crescimento foi influenciado, principalmente, pelos reajustes salariais concedidos em duas localidades, Salvador e Porto Alegre.

Na capital gaúcha, os profissionais receberam adicionais previstos no acordo coletivo da categoria, que elevaram os ganhos na média em 1,30%. Na capital baiana, as correções tiveram variação média de 0,56%.

No segmento materiais, equipamentos e serviços, o índice perdeu força, passando de 0,65% para 0,60%. Nos últimos 12 meses, a variação alcançou 5,72%. O que mais tem encarecido são as instalações elétricas, embora tenham apresentado percentual menor do que em fevereiro (de 2,56% para 1,30%). Desde o começo do ano, esses serviços acumulam um aumento de 5,89% e, nos últimos 12 meses, de 18,29%.

domingo, 27 de março de 2011

VEJA AS FOTOS DAS PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES DO SETOR PUBLICO EM BOM SUCESSO

Sob o comando do prefeito EDILSON VANZELA, com uso dos recursos federais e do PARANÁCIDADE hoje BOM SUCESSO convive com várias construções do setor publico, em andamento tais como; a super creche em de fase alvenaria, dois barracões um em fase de reboco e também um segundo barracão já está bem adiantado na parte alvenaria, do qual irá beneficiar o micro empresário e o pequeno empresário.A pintura dos estabelecimentos publico e a instalação da TI faz parte da reforma da praça Padre ÂNGELO CASAGRANDE.28 casas estão em fase de acabamento em breve serão entregues,concluída a construção da BIBLIOTECA CIDADÃ e em breve será inaugurada,segue também em construção a galerias de águas pluviais.Veja outras conquistas do prefeito EDILSON VANZELA junto a esfera dos deputados estaduais e fedrais e o raio x de algumas construções desde o inicio,algo que vem a beneficiar toda a população de BOM SUCESSO.QUER VER AS MATÉRIAS É SÓ CLICAR NOS LINKS AS CONSTRUÇÕES DOS BARRACÕES
AQUISIÇÃO DE UM TRATOR E DOIS DISTRIBUIDORES ORGÂNICOS
APARELHO DE FISITERAPIA PARA APAE DE BOM SUCESSO


CONSTRUÇÕES EM SEU INICIO
INICIO DA FUNDAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA CLINICA DA MULHER E DA CRIANÇA





Terreno já comprado para construção de 150 casas








Está sendo implantado galeria de águas pluviais na rua JOSÉ PEREIRA

quinta-feira, 24 de março de 2011

Campanha contra a tuberculose alerta para tosse por mais de três semanas



Saúde
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Uma tosse por mais de três semanas é um sintoma importante para que a pessoa procure um médico. Este alerta marca a campanha deste ano de combate à tuberculose lançada hoje (24) pelo Ministério da Saúde. O objetivo é estimular a população a fazer um diagnóstico precoce da doença e evitar a transmissão para parentes e pessoas próximas.

A campanha também traz um material destinado aos profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário, e foi adotado em razão do número de casos entre os presos – a incidência chega a ser 25 vezes mais do que na população em geral, que é de 37,99 casos para cada 100 mil habitantes.
A insalubridade e a superlotação de celas, de acordo com o ministério, agravam a situação da doença nos presídios. No Brasil, há quase meio milhão de pessoas encarceradas em 1.795 unidades prisionais.
O tratamento para a tuberculose, no Sistema Único de Saúde (SUS), dura seis meses. Quando feito sem interrupções, o paciente deixa de transmitir a doença logo nas primeiras semanas e fica completamente curado.
Em 2008, o percentual de cura foi de aproximadamente 73%. A meta do Programa Nacional de Controle da Tuberculose é chegar a 85%, conforme o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 39 milhões


Na quina, houve 123 acertadores, que ganharam cerca de R$ 22,6 mil cada.
Números sorteados foram: 03 - 16 - 17 - 44 - 53 - 60.


Do G1, em São Paulo

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) nesta quarta-feira (23), pelo concurso 1.268 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 03 - 16 - 17 - 44 - 53 - 60
Segundo a Caixa, 123 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber o equivalente a R$ 22.695,13. Outras 8.836 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 451,31.
O sorteio foi realizado em Luziânia (GO).
De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, que será realizado no sábado (26), é de R$ 39 milhões.

Desmatamento na Amazônia atingiu 63 km² em fevereiro



Meio Ambiente
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Amazônia perdeu 63 quilômetros quadrados (km²) de floresta em fevereiro, de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (23) pela organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Na comparação com fevereiro de 2010, quando os satélites registraram 87 km², houve redução de 28% no ritmo da devastação.

No entanto, por causa da cobertura de nuvens, os dados podem estar subestimados. Em fevereiro, foi possível observar apenas 12% da Amazônia Legal. Em estados como Pará, Amazonas e Mato Grosso, as nuvens cobriram 90% do território.

Rondônia foi o estado que mais desmatou a Amazônia em fevereiro, com 36 km² de floresta a menos (56% do total derrubado no período). No Pará, os satélites registraram 19 km² de novos desmates, em Mato Grosso, 7km² e em Roraima, 2km².

Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon também mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em fevereiro, a degradação avançou 113 km², área 14% maior que a registrada no mesmo mês de 2010, de 99 km². O estado com maior área degradada no período foi Rondônia, com quase 74% do total registrado.

O Imazon estima que o desmatamento em fevereiro provocou a emissão de 4,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente – medida que considera todos os gases de efeito estufa.

O monitoramento oficial do desmatamento da Amazônia é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No período crítico de chuvas na região, que vai de dezembro a março, o instituto não divulga relatórios mensais.

terça-feira, 22 de março de 2011

Apresentador empunha rifle na TV líbia


Em programa estatal, homem promete 'sacrificar até o último bebê' em defesa de Khadafi.


Da BBC
Da BBC

Apresentador da TV estatal líbia mostra arma
(Foto: BBC)
Apresentador da TV estatal líbia mostra arma (Foto: BBC)Um apresentador da televisão estatal da Líbia foi ao ar com um rifle automático, afirmando que está pronto para defender a qualquer momento o seu país - 'dormindo ou acordado'.
Veja o vídeo
Empunhando a arma de grosso calibre, ele pergunta qual outro líder do planeta teria coragem de armar a população, distribuindo rifles, caso não confiasse no próprio povo.
'Ninguém pode tocar, ninguém pode ferir Khadafi', disse o apresentador
Ele desafia os telespectadores a apontarem qualquer presidente no mundo que se arriscaria a armar a população civil se ela não fosse genuinamente leal ao seu líder.
'Em nome de Deus, prometo sacrificar a minha última bala, a minha última gota de sangue, até o último bebê e criança para proteger o meu líder', diz.O apresentador conclui a mensagem dizendo que ninguém pode tocar no líder, 'ninguém pode feri-lo', e completa dizendo que Khadafi é superior e mais digno do que aqueles que classifica como 'traidores'.

Mais da metade dos municípios pode ficar sem água em 2015



Meio Ambiente
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

“A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.

De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.

A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semi-árido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.

“Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.

Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.

Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgão executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora. “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”.

Governo paga 16 mil professores e funcionários contratados no mês passado



A Secretaria de Estado da Educação informou que 16 mil, dos 21 mil professores e funcionários contratos por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), estão sendo pagos nesta segunda-feira (21), por folha complementar, e que esses funcionários receberão regularmente nos meses subsequentes.

A secretaria esclarece ainda que as contratações de professores e funcionários do PSS para este ano letivo, que começou em 8 de fevereiro, não foram concluídas até o fechamento da folha de pagamento, no dia 10 do mesmo mês.

Para os contratos que foram formalizados a partir de 10 de fevereiro, o pagamento será regularizado em nova folha complementar, nos próximos dias, que será antecipada em relação à data habitual de pagamento, sinalizando o respeito da com esses os profissionais. O pagamento será retroativo à data inicial do contrato.

A Secretaria da Educação reafirma o compromisso de tornar o quadro de servidores da educação estável. Prova disso é o chamamento, a partir deste mês, de 17 mil pessoas para preenchimento de vagas remanescentes do concurso de 2007, que serão chamadas até o preenchimento total das vagas. Para as disciplinas em que não há professores aprovados do concurso de 2007, nova seleção será realizada no segundo semestre deste ano.

VALORIZAÇÃO – A Secretaria também irá trabalhar para a valorização dos professores e trabalhadores da educação e já possui estudo bem adiantado para a equiparação salarial dos professores com os demais servidores do Estado. A Secretaria fará consulta pública sobre esse tema, abordando também a melhoria do plano de carreira, a importância de condições de trabalho mais adequadas para os professores e oferecer mais alternativas para a formação continuada, inclusive para progressão de carreira.

Cabe ressaltar que na gestão anterior, os professores PSS demoravam até dois meses para chegar à sala de aula e ficavam até quatro meses sem receber seus vencimentos, trazendo prejuízos para estudantes e para os professores e funcionários.Em reuniões realizadas em dez regiões do estado, entre diretores, representantes de associações de pais, mestres e funcionários (APMF) e o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, todos têm sido unânimes em dizer que, depois de muitos anos, é a primeira vez que se observa que a quase totalidade dos professores estava em sala no início do ano letivo, participando, inclusive, da Semana Pedagógica.

Todas as reuniões têm contribuído para reforçar a importância de que se termine o ano letivo com o planejamento para o ano subsequente, com a definição dos professores que atuarão na escola. Esse é o compromisso da atual gestão da Secretaria. Um compromisso de planejamento e gestão para tornar a escola do Paraná a melhor do Brasil.

domingo, 20 de março de 2011

MELHORIAS E SANEAMENTO BÁSICO COM IMPLANTAÇÃO DE GALERIAS DE AGUAS PLUVIAIS EM BAIRROS EM BOM SUCESSO.

O período de estiagem está colaborando bastante, para a construção das galerias de águas pluviais em BOM SUCESSO, que vem beneficiar os moradores dos mutirões.A maioria das daquele local já com galerias instaladas ficando somente as construções da bocas de lobo das mesmas.Nos próximos dias a rua JOSÉ PEREIRA também terá a implantação de galerias de águas pluviais com manilhas de tamanho maior para absorver toda agua da demais ruas, o mesmo acontece com o trecho da rua JOSÉ BAHIA. Este é um recurso do PARANÁCIDADE do governo BETO RICHA esta é mais uma conquista do prefeito EDILSON VANZELA.
















A rua ARTUR PAGLIARINI fase de conecção da galeria da rua JOSÉ BAHIA

Rua MARIA JOSÉ HERNANDES já está já foi implantada a galeria de água pluvial.

A rua SAADADINE HIJAZI também recebeu galerias de águas pluviais.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Campanha de vacinação vai imunizar contra gripe suína



Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano vai imunizar os grupos também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vacina muda a cada ano e tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que este ano não haverá uma campanha de vacinação específica para a imunização contra a gripe suína. Ele lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia e que os casos registrados são esporádicos.

Em 2011, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde também vão receber a vacina contra a gripe sazonal. A campanha começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional contra a gripe será em 30 de abril.

Cresce procura por remédios grátis para hipertensão e diabetes




Da Agência Brasil

São Paulo - O movimento na rede de farmácias populares aumentou em 700 mil usuários nos primeiros 30 dias de implantação do programa Saúde Não Tem Preço. Lançado no dia 14 de fevereiro, o programa prevê a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes. De acordo com balanço apresentado hoje (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o número de pessoas que retiraram remédios nas 15 mil unidades da rede de farmácias populares alcançou 1,92 milhão, 700 mil a mais do que o movimento do mês anterior.

A demanda por medicamentos para hipertensão foi ampliada em 61%, enquanto para diabetes a procura cresceu 51%. Para Padilha , isso mostra “o sucesso rápido” da gratuidade. Ele observou que, além de ter o acesso facilitado a esses medicamentos, a população acaba tendo conhecimento da possibilidade de compra subsidiada de remédios para tratamento de outras doenças como, por exemplo, a asma, cujo subsídio chega a 90% do valor do medicamento.

O ministro também anunciou que em abril o governo deve fechar um acordo com a indústria de alimentos para reduzir a quantidade de sódio nos produtos processados. Esse acordo faz parte do interesse do governo de incentivar hábitos mais saudáveis. Uma das ideias é estimular a abertura de academias de ginástica municipais. “A ideia é que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis e possam não ter mais que tomar medicamentos”, disse Padilha.

O ministro participou da cerimônia de abertura do seminário Perspectivas do Setor de Saúde no Brasil, promovido pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e pelo jornal Valor Econômico.

Detran alerta para golpes de e-mail falso com supostas multas


Fonte: Agência estadual de notícias

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) avisa que não envia e-mails com multas e resumo de infrações. As mensagens eletrônicas com esse teor enviadas em nome do órgão são falsas, transmitidas por quadrilhas especializadas em obter ilegalmente informações cadastrais e bancárias pela internet.

Cópias de alguns desses e-mails chegaram à ouvidoria do Detran. As mensagens têm detalhes que denunciam o golpe: são enviadas por detran.com.br (o endereço correto é www.detran.pr.gov.br) e usam logomarcas incompatíveis com as usadas pelo departamento. A orientação da autarquia é para que o usuário não abra nem responda e-mail de origem desconhecida e fique atento ao endereço do remetente.

O Detran só envia multas pelos Correios. Para saber sobre pontuação na carteira de habilitação e outros serviços do Detran-PR, o interessado deve acessar diretamente o site www.detran.pr.gov.br. Em caso de dúvidas, o usuário deve procurar uma unidade de atendimento ou entrar em contato com o Detran pelo telefone 0800-643-7373, com ligação gratuita de todo o Estado.

COMO EVITAR O GOLPE – As mensagens falsamente atribuídas ao Detran estimulam o internauta a clicar em supostas notificações ou a instalar programas nos computadores. Para não cair no golpe, é preciso ficar atento às seguintes recomendações:

1. não abra qualquer arquivo anexado, pois pode conter programas executáveis que causam danos ao computador ou capturam informações confidenciais;

2. não acione os links para endereços da internet em que conste o nome do Detran, ou com mensagens de “Clique Aqui”;

3. exclua imediatamente a mensagem de sua caixa de e-mails.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Professores aprovados em concurso de 2007 começarão a ser chamados



O governo do Paraná vai divulgar nas próximas semanas o edital público de chamamento e ampliação de vagas dos candidatos aprovados no concurso público do magistério, realizado em 2007. Serão chamados 6.438 novos professores das disciplinas básicas, para atuar nas escolas da rede pública estadual. A Secretaria de Estado da Educação enviou segunda-feira (14) para a Secretaria de Estado da Administração e Previdência o processo para ser aprovado.

“A ampliação de vagas ocorre após análise junto aos núcleos regionais de Educação, que apontaram esta necessidade”, explicou a superintendente da Educação da secretaria, Meroujy Cavet.

O cronograma prevê que, após a divulgação do edital, quando serão chamados na proporção de três candidatos para cada vaga, os representantes de Recursos Humanos dos Núcleos Regionais de Educação serão orientados quanto à análise dos títulos dos candidatos. Esta análise deve acontecer na segunda quinzena do mês que vem.

Já na segunda quinzena de maio deve ser publicado o edital de reclassificação dos candidatos. E em junho acontece a convocação para avaliação médica. A licitação pública para a empresa que aplicará estas avaliações médicas já está em andamento. A empresa terá 30 dias para entregar a homologação dos resultados dos exames.

A assinatura do decreto de nomeação ocorre em cerca de 15 a 30 dias. Caso o cronograma seja cumprido, os novos professores devem começar em sala de aula no primeiro semestre de agosto. “Queremos substituir o maior número de professore temporários por efetivos. A nossa intenção é tornar o quadro o mais estável possível”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

No início no mês passado, o governador Beto Richa, durante visita a Cascavel, anunciou que chamaria 3 mil professores para a rede estadual de ensino. “Usaremos o banco de concursados que o Estado formou. É parte da nossa estratégia para valorizar o professor e melhorar a qualidade do ensino no Estado”, afirmou o governador. Ele reafirmou o compromisso assumido por esta gestão de governo de tratar os profissionais da educação com respeito e dignidade

terça-feira, 15 de março de 2011

Governo e representantes de professores debatem pauta de reivindicações salariais


Fonte: Agência Estadul de Notícias -
aO vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, o secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, e dirigentes da Seed reuniram-se nesta segunda-feira (14) com representantes da APP-Sindicato, na sede da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), para discutir a pauta de reivindicações da entidade relativa ao ano de 2011. A reunião faz parte de um cronograma estabelecido pelos representantes da Associação dos Professores do Paraná e da Secretaria da Educação.

Entre os itens debatidos está a equiparação dos salários dos professores e funcionários com agentes profissionais, manutenção do sistema previdenciário, manutenção da alíquota previdenciária em 10%, Piso Salarial Nacional, manutenção do cargo de 40 horas, pagamento do auxílio transporte e período noturno aos funcionários, substituição de funcionários e pedagogos, concursos públicos para suprir as necessidades das escolas, fixação de funcionários nas escolas, contracheque dos PSS, pagamentos das remoções e promoções e correções atrasadas, PDE, programas de contraturno e substituição de dirigentes da entidade.

Com relação à equiparação salarial, ficou definida a criação de um grupo de trabalho com representantes da APP e secretarias da Educação e da Administração e Previdência. O grupo vai traçar cenários e cálculos que serão apresentados a professores e trabalhadores em educação, em assembleia a ser realizada na APP, no dia 26. “Queremos a valorização dos professores e trabalhadores da educação. Isso tem que ser tratado como uma questão de governo”, disse Arns.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aposentados e pensionistas pegaram mais de R$ 2 bi em crédito consignado em janeiro




Da Agência Brasil

Brasília - O volume de recursos destinados a operações de crédito consignado no mês de janeiro por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) superou o registrado em janeiro de 2010. Foram contratados R$ 2,29 bilhões em empréstimos, contra R$ 2,2 bilhões em janeiro do ano passado, aumento de 4,11%. Já o número de contratações em 2010 foi maior: 1.163.551 contra 1.154.152 de operações em 2011.As informações são do Ministério da Previdência Social.

Operações de crédito consignado com cartão de crédito também registraram queda. O número de contratos nessa modalidade (4.970) foi 68,18% inferior ao registrado em janeiro de 2010. O valor das operações em janeiro de 2011 foi de R$ 4,34 milhões, 54,69% menor que o registrado em janeiro de 2010, quando foram feitas 15.617 operações, correspondentes a R$ 9,58 milhões.

Em janeiro de 2011, do total de operações de empréstimo pessoal e com cartão de crédito, 660.715 (R$ 949,5 milhões) foram contratadas por segurados que recebem, no máximo, um salário mínimo. Nessa faixa de renda, os segurados levantaram, em média, R$ 1.439,80 por contrato de empréstimo pessoal e R$ 708,98 no cartão de crédito.

Aposentados e segurados que ganham entre um e três salários mínimos contrataram R$ 680 milhões, por meio de 328,2 mil operações, com valor médio de R$ 2.077,35 por contrato para empréstimo pessoal e R$ 951,30 para cartão de crédito.

Os beneficiários do INSS da Região Sudeste foram os que mais contrataram operações de crédito consignado em janeiro de 2011: foram R$ 1,114 bilhão disponibilizados por meio de 514,3 mil contratos. São Paulo lidera tanto em volume quanto em quantidade de operações, com R$ 601,4 milhões em 256.313 contratos.

A Região Nordeste ocupa o segundo lugar, com 334,4 mil operações (R$ 587,3 milhões). A terceira posição em valor contratado fica com a Região Sul. As operações somaram R$ 385,8 milhões e totalizaram 202,6 mil contratos. O Rio Grande do Sul continua sendo o estado da região que mais contratou, com 88.517 operações, que corresponderam a R$ 172,7 milhões.

Já no Centro-Oeste, 48,2 mil operações foram consignadas, o equivalente a R$ 101,7 milhões. Goiás, com 17.677 contratos (R$ 37,2 milhões), é o estado com os mais altos valores e números de empréstimos na região.

Na Região Norte, foram firmados 54,4 mil contratos (R$ 99,6 milhões). O Pará foi responsável pelo maior número de operações, 34,4 mil (R$ 57,9 milhões).

sexta-feira, 11 de março de 2011

Cooperativa usa Paraná Competitivo para ampliar suas instalações e gerar emprego


Fonte: AGÊNCIA ESTADO DE NOTÍCIA
A Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari (Cocari) vai ampliar as instalações e gerar mais de 1.300 empregos com investimentos de quase R$ 30 milhões, facilitados pelo programa Paraná Competitivo, do governo estadual. O programa já autorizou, em menos de um mês, 11 empreendimentos, que somam mais de R$ 265 milhões e devem abrir 3.532 novos postos de trabalho.

O Paraná Competitivo foi criado para incentivar a geração de empregos, por meio da concessão de incentivos para expansão de empresas e implantação de novos empreendimentos. A Cocari está construindo duas novas unidades (um abatedouro de aves e uma fábrica de ração para aves) e expandindo outras duas unidades, de ração para pequenos animais e fiação de algodão.

O primeiro protocolo do programa, assinado pelo governador Beto Richa em 2 de março, autoriza incentivos para a empresa Potencial Petróleo, que vai implantar uma usina com capacidade para produzir até 170 milhões de litros de biodiesel (B100) por ano no município da Lapa. O investimento previsto pela Potencial Industrial e Comércio de Biodiesel é de R$ 87 milhões.

ICMS – O Paraná Competitivo permite o alongamento do prazo de recolhimento de ICMS até o limite do montante investido pela empresa e também amplia o prazo de pagamento do ICMS da energia utilizada. Os benefícios são concedidos para que as empresas invistam na geração de novos empregos, principalmente para os jovens. O mais importante, na opinião do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, é a constatação de que a imagem do Paraná mudou e as empresas voltaram a confiar nas políticas do governo e na segurança das regras adotadas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Campanha alerta população para os riscos das doenças renais, que atingem 10 milhões de brasileiros



Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou hoje (10) a campanha Proteja Seus Rins, Salve Seu Coração, para marcar o Dia Mundial do Rim. Com um exame simples de urina para detectar a possibilidade de doenças renais, o mutirão está sendo feito em 400 locais do país. Em São Paulo, as pessoas que passaram pelo Parque da Aclimação na manhã desta quinta-feira puderam fazer o exame para detectar se precisam de tratamento ou não.

Segundo a SBN, estima-se que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas tenham algum grau de disfunção renal, o que aumenta a chance de problemas cardiovasculares, que resultam na morte de 17 milhões de pessoas por ano. Fazem parte do grupo de risco de doenças renais hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de doença renal crônica na família. “Os problemas renais podem ainda progredir para insuficiência renal crônica, levando à necessidade de diálise ou transplante de rim”, alertou a coordenadora nacional da campanha, Giana Mastroianni Kirztain.

o exame é feito com uma pequena quantidade de urina em uma tira reagente. Se a pessoa estiver perdendo proteína ou sangue na urina, o problema será detectado. "Aí, comunicamos à pessoa, que deverá repetir esse exame mais detalhadamente com seu clínico geral ou em algum posto de atendimento. O clínico geral pode fazer o diagnóstico e o acompanhamento com o nefrologista”, explicou.

A coordenadora da campanha disse ainda que é preciso se submeter a exames anuais, porque as doenças renais são silenciosas e têm sintomas iniciais inespecíficos. “Pode ter inchaço, urina com sangue, espumosa, pressão alta. Nas fases mais avançadas, náuseas, palidez sem explicação e, nas crianças, infecções urinárias de repetição. Mas não podemos esperar pelos sinais e sintomas porque eles podem ser tardios. O ideal é fazer exames frequentemente para detectar a doença, que seria o exame normal de urina e a dosagem de creatinina no sangue”.

Os dados apontam que 95 mil brasileiros dependem da diálise para sobreviver, mas apenas 10% recebem tratamento adequado. Segundo a SBN, a diálise é um tratamento diferente da hemodiálise, que exige o deslocamento do paciente pelo menos três vezes por semana ao hospital, porque na diálise o paciente é treinado a fazer o procedimento em casa.

Giana ressaltou que não há prevenção para as doenças renais, mas há formas de amenizá-las ou retardar a evolução. “Medidas como dieta saudável, exercício físico regular, não beber, não fumar e dieta indicada de acordo com a doença renal diagnosticada contribuem para que a pessoa tenha maior controle sobre a doença”.

A doente renal Maria Avessente, de 52 anos, contou que, aos 20 anos, percebeu que estava inchada e com dores. Segundo ela, a doença era tratada de forma equivocada até ser encaminhada ao Hospital São Paulo onde, finalmente, recebeu o diagnóstico de que um dos rins não funcionava mais.

“Nessa fase, a doença ficou agressiva demais e meu cabelo começou a cair, fiz diálise e, com o tratamento, melhorei. Fiquei em tratamento durante 23 anos e, em 2002, fiz o transplante do rim doado por meu irmão. O rim está normal, minha atividade é ótima agora. A doença é muito silenciosa e é difícil diagnosticar. As pessoas se dão conta quando ficam ruins mesmo. Hoje faço um trabalho voluntário na Associação de Pacientes Transplantados orientando as pessoas, conversando, ajudando com medicamentos”.

quarta-feira, 9 de março de 2011

EDIÇÃO ESPECIAL: PARTE DOS CANAVIAIS DE BOM SUCESSO ESTÁ CONTAMINADA PELA FERRUGEM ALARANJADA.

  • EDIÇÃO ESPECIAL:

Com a colaboração do engenheiro agronimo ANDREI DE TOMASI(foto) da COOPERVAl, nos informa em relatos quanto as áreas dos canaviais,que estão contaminadas pela Ferrugem Alaranjada em BOM SUCESSO.Leia o histórico da tragetória da doença logo mais abaixo.Além de BOM SUCESSO outros município da região, que já possui área destinada a cana-de açúcar, também tem seu canavial algumas variedade da cana contaminada.

Ferrugem Alaranjada da Cana-de-Açúcar, o que é?

Atualmente o município de Bom Sucesso possui uma área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar de 6.231 ha, divididos em plantios de variedades precoces, médias e tardias, sendo que, 45 % estão plantados com variedades susceptíveis a ferrugem alaranjada das quais citamos a RB 72454 (tardia) e a SP 891115 (média). Abaixo apresentamos o censo varietal do município.
Variedade - Bom Sucesso - área (ha)


RB - 72454 - 2686,79
RB - 835054 - 363,15
RB -855156 - 1181,68
RB - 855453 - 466,55
RB - 855536 - 863,68
RB- 928064 - 10,32
RB- 966928 - 41,93
SP- 813250- 65,27
SP- 86155 - 1,44
SP- 87365 - 53,32
SP- 891115 - 238,6
SP- 911049 - 165,2
Total geral 6224,00 ha



A Ferrugem Alaranjada é uma doença muito antiga da cana-de-açúcar, que estava presente apenas nos países do sudeste da Ásia e Oceania, sem nenhum impacto econômico. A partir do ano 2000, atacou na Austrália e passou a causar muitos danos em outros lugares. E em julho de 2007, no continente americano: foi constatada primeiramente na Flórida (EUA) e, em setembro, na Guatemala e países vizinhos.
Dois tipos de ferrugem atacam a cana-de-açúcar, ambas doenças causadas por um fungo do gênero Puccinia: a Ferrugem Marrom, causada por P. melanocephala, e a Ferrugem Alaranjada, causada por P. kuehnii. A primeira é conhecida de todos nós e chegou ao Brasil em 1986, após oito anos de sua chegada aos países do Caribe e da América Central, vinda da África por correntes aéreas. As espécies são distintas, mas uma característica é comum a elas: os minúsculos esporos desses fungos se disseminam muito facilmente pelas correntes aéreas. Em países onde a doença já ocorre, danos de até 40% foram relatados.
Ainda não sabemos o quanto esta doença afetará a nossa safra 2011/2012, diversos fatores como a umidade, temperatura, período de molhamento foliar podem afetar a sua propagação, acelerando ou diminuindo os danos. O departamento técnico agrícola da Cooperval diante dos fatos está buscando alternativas viáveis para que se obtenha um controle efetivo. Estamos testando em parcelas experimentais o uso de fungicidas e a sua viabilidade, está sendo também analisados alguns adubos foliares que podem promover uma maior resistência da planta ao ataque de doenças.
A maneira mais econômica para o controle das ferrugens diante dos estudos realizados até o momento é o uso de variedades resistentes, é importante se prevenir com uma boa diversidade de variedades nos canaviais, e, principalmente, nos viveiros. No canavial, é recomendável que não se tenha mais do que 20% da área total com variedades suscetíveis. Além disso, novas variedades devem estar sendo sempre avaliadas quanto ao seu valor e risco. Uma vez aprovadas num processo de validação, deve-se seguir com a multiplicação segundo as normas executadas em programas de mudas sadias. Aqueles que tiverem um programa de mudas sadias, com uma boa diversificação de variedades, serão os que menos sofrerão o impacto da nova doença.
Andrei Henrique De Tomasi – Engenheiro Agrônomo Cooperval



terça-feira, 8 de março de 2011

O CANECÃO TURBO É CAMPEÃO QUEBRANDO A SEQUENCIAS DE TITULOS DOS BAR TIRAS NOS BLOCOS DE CARNAVAL EM BOM SUCESSO.

Sob o comando do DJ WESLEYSOM e do DJ MARCELO, não faltou animação dos blocos de carnaval que agitou as noites de carnaval,de forma ficaram apenas diversão ambos os blocos respeitaram o concorrente sendo que não houve nenhuma confusão.Este é um presente da prefeitura municipal através do prefeito EDILSON VANZELA.

O bloco CANECÃO TURBO foi o grande campeão com 150 componetes


1° lugar CANECÃO TURBO



2° lugar OS BARTIRAS



3° lugar MANDA BETS



4° lugar FBI



5° lugar TRIPANELAS

Alem dos blocos foram premiados os foliões mais animados

CONFIRA TAMBÉM AS FOTOS DA PRIMEIRA NOITE DE CARNAVAL CLICANDO AQUI TAMBÉM FOTOS DA SEGUNDA NOITE DE CARNAVAL




































































De CARNAVAL 2011
















































































































De 08/03/2011






De 08/03/2011
De 08/03/2011