segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo negocia com 60 grupos interessados em investir no PR

Fonte: agência estadual de noticias
O anúncio do investimento de R$ 440 milhões do grupo português Cimpor na construção de uma fábrica de cimentos em Ponta Grossa é mais uma demonstração do retorno do Paraná como destino de investimentos internacionais. A afirmação é do secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. Segundo ele, o Governo do Estado está em negociação com cerca de 60 grupos empresariais, entre nacionais e multinacionais. “Há conversas em fase inicial e algumas que devem ser decididas em breve. Creio que logo teremos outras boas novidades para o Paraná”, anuncia.

O anúncio do investimento da Cimpor foi feito em Portugal no início desta semana. Segundo o comunicado, a unidade será instalada no distrito de Itaiacoca e as obras devem começar no início de 2012. A previsão é de que seja produzido 1,2 milhão de toneladas de cimento e gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos.

“O Estado ficou anos sem receber empreendimentos de grande porte. A eleição do governador Beto Richa devolveu a confiança para o setor produtivo”, afirma Ricardo Barros.

A Cimpor é uma das maiores cimenteiras do mundo. A capacidade de produção da empresa é de 30 milhões de toneladas por ano. Possui unidades na Espanha, Marros, Brasil, Egito, África do Sul, China e Índia.

No Brasil, a empresa opera desde 1997. Atualmente são oito unidades que produzem cerca de 7 milhões de toneladas por ano, o que representa 10% do mercado nacional.