Usinas de etanol e açúcar iniciam a safra de 2012 gerando emprego e renda no campo. Previsão é de moagem de 4,4 milhões de toneladas
Edison Costa - Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Diretores da COOPERVAL
(foto) do diretor-presidente Sr.HÉLCIO RABASSI,vice-presidente e diretor financeiro FERNANDO NARDINE, juntamente com ANTÔNIO COSTENARO NETO, e o JOÃO BATISTA DE CARVALHO
A Cooperval – Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda., de Jandaia do Sul, e a Renuka Vale do Ivaí S/A, de São Pedro do Ivaí, já deram início ao corte e moagem de cana da safra de 2012. Apesar da estiagem prolongada, que afetou os canaviais na sua fase de desenvolvimento, ou seja, desde dezembro do ano passado e os primeiros três meses deste ano, a perspectiva é de uma boa produção. Juntas, essas duas usinas deverão produzir neste ano em torno de 100 milhões de litros de etanol e 315 mil toneladas de açúcar. O total de empregos gerados em toda a região soma aproximadamente 6,1 mil postos de trabalho.
São dois empreendimentos que viabilizam emprego e renda para milhares de famílias do Vale do Ivaí, que têm a oportunidade de melhorar seus ganhos com a safra da cana, que se estende até o mês de novembro. A atividade também gera tributos e movimenta o comércio dos municípios de abrangência.
A Cooperval estima esmagar em torno de 1,170 milhão de toneladas de cana neste ano, idêntica quantidade registrada na safra de 2011. A previsão é produzir cerca de 38 milhões a 40 milhões de litros de etanol e de 65 mil a 70 mil toneladas de açúcar. A cooperativa está gerando 2,1 mil postos de trabalho, dos quais entre 1,2 mil e 1,3 mil diretamente no campo.
A cooperativa tem uma área plantada de 14 mil hectares de cana, distribuídos nos municípios de Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi, Mandaguari, Cambira, São Pedro do Ivaí e Itambé. Alguns canaviais estão sendo reformados e outros novos sendo plantados, o que elevará a área para 15 mil hectares na próxima safra.
Rabassi, explicando que, aparentemente, a cana está bonita, mas os gomos não apresentam o sumo esperado.
De acordo com Rabassi, a estiagem não afetou apenas os canaviais do Vale do Ivaí, mas também de outras regiões do Paraná, do Estado de São Paulo e de todo o Centro Sul do Brasil.
De acordo com Rabassi, a estiagem não afetou apenas os canaviais do Vale do Ivaí, mas também de outras regiões do Paraná, do Estado de São Paulo e de todo o Centro Sul do Brasil.