Escrito por Almir Saldanha
|
07 Março 2014
Fonte Agência Brasil
07/03/2014 17h31
Brasília
Paulo Victor - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Apesar de ser acessada costumeiramente por menos de metade da
população, a internet é o meio de comunicação que mais toma tempo dos
brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada hoje (7) pela Secretaria
de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), o
brasileiro gasta em média 3h41 do seu dia navegando na internet.
Os entrevistados da pesquisa disseram ficar, de segunda a
sexta-feira, três horas e 39 minutos por dia na rede mundial de
computadores. Aos sábados e domingos, a permanência do usuário na
internet aumenta quatro minutos por dia. Essa duração é dez minutos
maior do que o tempo gasto pelos brasileiros em frente à TV, cuja
audiência atinge 97% da amostragem, sendo a maioria (65%) diariamente.
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo
de Mídia pela População Brasileira, 26% das pessoas acessam a internet
todos os dias. Percentual que se reduz à medida que diminuem os dias de
acesso na semana, até atingir o mínimo de 4% de brasileiros que dizem
entrar na internet pelo menos uma vez na semana.
Os jovens são a maioria das pessoas conectadas. Os dados indicam
que 78% dos que têm entre 16 e 25 anos acessam a internet pelo menos
uma vez por semana. Entre os idosos, com mais de 65 anos, o número cai
consideravelmente, para 5%. A diferença também está na renda familiar,
já que 78% das pessoas que possuem renda até um salário mínimo disseram
nunca usar a internet, enquanto a percentagem cai para 25% entre as
famílias que recebem cinco salários ou mais.
Curiosamente, no entanto, as informações buscadas pelos
internautas não são as mais confiadas por eles, já que 53% afirmaram
confiar poucas vezes em notícias de sites, redes sociais e blogs. Os
dois últimos nunca são confiáveis para 20% dos entrevistados, e os sites
não são críveis para 16% das pessoas.
Já quando a pergunta é sobre os endereços eletrônicos mais
acessados, o Facebook lidera com 63,6% de segunda a sexta-feira e 67,1%
nos fins de semana. O ranking dos cinco mais acessados é completado
pelos sites Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e Youtube (4,9%).
Quando o questionário se refere aos sábados e domingos, a ordem se
altera, mas os percentuais permanecem semelhantes.
O documento também revelou que os meios de comunicação públicos ainda não são lembrados
espontaneamente pelos brasileiros. Para a pesquisa, foram entrevistadas
18.312 pessoas de todos os estados brasileiros, em 848 cidades. A
publicação tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para
menos.